Praia na cidade

Arquitetura

Antigo Hotel Transamérica, em SP, passa por retrofit para se tornar “clube de ondas”

HAUS
26/10/2023 14:53
Thumbnail
Até o fim do primeiro semestre de 2025, o município de São Paulo deve ganhar uma praia – ou, ao menos, um complexo esportivo que recria o ambiente litorâneo, com orla de areia, piscina com ondas e um conjunto de equipamentos esportivos que inclui quadras de beach tênis.
O local vai contar ainda com quadra de tênis, academia, spa, hospedagem exclusiva para os sócios, área para skate indoor, restaurantes e a continuidade do Teatro Alfa.
Chamado Beyond The Club, o clube vai ocupar a área – e a estrutura – do antigo Hotel Transamérica, no bairro de Santo Amaro, na região sul da capital paulista, bem ao lado da Marginal Pinheiros. Assim como o antigo empreendimento, o novo também será assinado pelo escritório aflalo/gasperini.
A proposta é que o local seja um oásis de mais de 70 mil metros quadrados em meio à cidade. Para criá-lo, os responsáveis pelo projeto aproveitaram parte da arquitetura já existente do hotel – e adaptaram-na, por meio de retrofit.
Espaços que antes abrigavam quartos foram transformados em ambientes de convívio com generosos pés-direitos, privilegiando o fluxo das pessoas e a vista ampla e fluida entre todos os pontos do clube.
“A ideia é que quem estiver na academia possa enxergar através do ginásio e ver quem está transitando pelo térreo, é estar num terraço e ver a piscina de ondas e vislumbrar a movimentação em outros ambientes”, explica, em nota, o arquiteto José Luiz Lemos, sócio-diretor do escritório.
Outra característica aproveitada foi o escalonamento entre os andares, que permitiu a criação de terraços descobertos, oferecendo a experiência de se estar ao ar livre.
Ao mesmo tempo, a nova proposta criou novas oportunidades de circulação e tornou a relação entre o edifício e seu entorno mais orgânica e solta. “As linhas fluidas e contínuas abraçam a praia, transformando um prédio que era um retângulo superrígido agora com curvas sinuosas e muito verde para atender ao novo programa.”, acrescenta Lemos.
O projeto prevê ainda o uso de elementos naturais como pedra e madeira em harmonia com as áreas verdes do clube. Brises ajudam a filtrar a incidência dos raios solares e a controlar a ventilação.
Na piscina de ondas, uma das principais atrações, 62 motores vão criar 24 tipos diferentes de ondulações e possibilitar a prática de surfe. O Beyond Club foi idealizado pela KSM Realty, Realty e BTG Pactual.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!