Inspirado na Amazônia

Arquitetura

Apartamento decorado traduz exuberância da floresta tropical em projeto de arquitetura de interiores

HAUS
18/01/2024 14:57
Thumbnail
O uso de formas orgânicas aliado a materiais naturais foi a estratégia utilizada pelos arquitetos do Studio Architetonika Nomad para traduzir em um projeto de interiores o conceito do Amáz, empreendimento da GT Building inspirado na Amazônia. O apartamento decorado, de 200m², busca trazer a atmosfera exuberante do bioma para dentro de casa por meio de elementos de conforto e sofisticação.
"As formas orgânicas presentes em vários momentos da ambientação dos interiores acompanham a inspiração do projeto arquitetônico do Amáz. Materiais naturais ou sintéticos que remetem ao natural são artifícios que transmitem sensações encontradas na natureza, como conexão, conforto e bem-estar", resume Renan Mutao, arquiteto que assina o projeto ao lado de Ary Jacobs.
O apartamento traz como marca ambientes esteticamente sofisticados, sem abandonar a praticidade necessária ao cotidiano contemporâneo. A proposta era fazer um apartamento amplo, que representasse a conexão dos ambientes internos com elementos externos. Para Mutao, "quando pensamos no prazer de conviver com a natureza, esquecemos que podemos ter frações dessas sensações dentro das nossas casas. Então, nos empenhamos em proporcionar essa atmosfera", revela.
Boa incidência solar e ventilação foram valorizadas no projeto
Boa incidência solar e ventilação foram valorizadas no projeto
A partir do conceito do empreendimento e da planta ampla e flexível, o Studio Architetonika Nomad decidiu por manter o foco nas sensações e sentimentos de natureza, opção que dialoga com características presentes no lançamento, como boa incidência solar e ventilação. Já a liberdade para a integração ou não de ambientes foi explorada com a colocação de uma porta de correr de madeira, que permite manter cozinha e estar integrados ou isolá-los, conferindo mais aconchego à sala.
A aposta em formas orgânicas é percebida em todo o apartamento decorado, especialmente no mobiliário, mas os detalhes merecem destaque. "Por imaginar um projeto simpático e acolhedor, nós tiramos os cantos dos móveis planejados, trazendo uma marcenaria com formatos mais arredondados", explica o arquiteto ao comentar uma dessas escolhas, feita para promover fluidez e suavidade e que está presente em armários, cabeceiras e mesas de apoio.
Nos materiais, as bancadas e paredes da cozinha e da área gourmet receberam revestimento tecnológico que evita a necessidade de manutenção constante e promove, assim, praticidade. "Os rejuntes são sempre pontos de sujidade e dar manutenção a eles não é fácil; para evitar isso, trouxemos o Corian termomoldado que reveste a parede e bancada de forma unificada e sem junções, o que nos permitiu criar um design de mobiliário moderno e prático para o uso cotidiano", ressalta Mutao.
Texturas naturais trazem sensação de acolhimento aos ambientes
Texturas naturais trazem sensação de acolhimento aos ambientes
O arquiteto destaca também as tonalidades harmoniosas do piso (em porcelanato padrão travertino), a textura UseCor aplicada nas paredes e no teto (que remete a areia) e as lâminas de madeira que geram contraste bem-vindo ao projeto.
O decorado reúne ainda diversas texturas naturais, como os tecidos das persianas e artes manuais utilizadas na decoração e teto com aspecto de areia. Tudo foi escolhido para promover sensação de aconchego e tranquilidade, com a intenção de criar um refúgio urbano.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!