i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Associação Paulista dos Críticos de Artes

Estação brasileira na Antártida ganha prêmio de melhor obra de arquitetura

  • PorLuan Galani
  • 19/01/2021 14:51
Estação Comandante Ferraz, a base do Brasil na Antártica, desenvolvida pelo escritório curitibano Estúdio 41.
Estação Comandante Ferraz, a base do Brasil na Antártica, desenvolvida pelo escritório curitibano Estúdio 41.| Foto: Estúdio 41/Divulgação

A Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) anunciou na noite desta segunda-feira (18) os vencedores do Prêmio APCA 2020. Na categoria melhor obra de arquitetura, a laureada foi a Estação Antártica Comandante Ferraz, do escritório curitibano Estúdio 41.

A premiação é dividida em dez categorias, que abrangem também artes visuais, cinema, literatura, moda, música popular, rádio, teatro, teatro infantil e televisão. A data da cerimônia e formato de entrega do troféu a todos os artistas contemplados nesta 64ª edição ainda não foram definidos.

Siga a HAUS no Instagram

| Estúdio 41/Divulgação

Neste ano, por causa dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus, as áreas optaram pela realização de uma premiação com menos categorias, em caráter de excepcionalidade.

O júri da categoria de arquitetura foi composto por Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli.

SONY DSC
SONY DSC| Estúdio 41/Divulgação

Desde 2010 o prêmio incorporou os críticos de arquitetura, e neste ano conceberam outros dois prêmios, além deste de melhor obra de arquitetura, que são: 'Fronteiras da arquitetura' e 'Urbanidade'.

Na subcategoria 'Fronteiras da arquitetura', venceu a performance Marcha à Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem, que realizaram um cortejo fúnebre na Avenida Paulista em homenagem aos mortos pela Covid-19 no Brasil e em protesto ao governo federal.

E na de 'Urbanidade' o destaque foi o Padre Júlio Lancellotti, da Igreja de São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca, reconhecido há décadas pelo protagonismo com a população de rua de São Paulo. Recentemente o padre voltou aos holofotes após virar alvo de críticas de alguns políticos que concorreram às eleições de 2020 no estado de São Paulo.

| Reprodução/Wikimedia Commons

A estação brasileira

O projeto do escritório curitibano Estúdio 41, que venceu o concurso internacional de arquitetura para a nova estação brasileira na Antártida em 2013, ainda no governo Dilma Rousseff, foi finalizada em janeiro de 2020 com 4,5 mil m² e unidades modulares que abrigam 60 pesquisadores e 17 laboratórios.

O novo complexo substituiu a obra de 1984, parcialmente destruída por um incêndio em 2012.

O edifício prima por uma uma seção construtiva modular e foi erguido para resistir a rajadas de vento que passam dos 100 Km/h e à variação térmica da região, com temperaturas que ultrapassam os 50°C negativos.

1 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 1 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JORGE LUIZ SILKA PEREIRA

    ± 0 minutos

    Pôxa, o prêmio é de paranaenses, destaque mundial, a Gazeta devia apresentar uma reportagem com os arquitetos e detalhes de seu projeto. Seria uma grande reportagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso