Arquitetura

Arquiteta brasileira é destaque internacional com pesquisa sobre rios urbanos

Sharon Abdalla
01/07/2017 18:00
Thumbnail

Foto: Walter Weingaertner / Divulgação

A arquiteta e urbanista blumenauense Carolina Nunes esteve entre os pesquisadores que representaram o Brasil no encontro de premiação da Fundação Alexander von Humboldt, em Berlim, nesta quinta-feira (29). Na ocasião, ela foi recebida pelo presidente alemão Frank-Walter Steinmeier e pela primeira-dama Elke Büdenbender, para quem pode apresentar sua pesquisa sobre Rios e Cidades.
Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Carolina integra há um ano o programa Bundeskanzler Stipendium. Organizado pela fundação, ele é destinado a jovens líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e Estados Unidos, com o objetivo de construir pontes entre estes países e a Alemanha.
“Meu projeto nasceu no Brasil, quando fiz um trabalho de Planejamento Regional e Urbano tendo o Vale do Rio Itajaí como região. A Alemanha é a referência em renaturalização de rios e integração das cidades com a natureza a partir de três objetivos: melhores condições naturais, mais proteção contra enchentes e mais espaços para o lazer das pessoas. Então, foi natural que, buscando maior capacitação e os melhores exemplos, eu trouxesse a pesquisa para cá”, conta a arquiteta.
Além dos exemplos locais, no país germânico Carolina tem a oportunidade de trocar conhecimentos com Walter Binder, que foi o líder dos projetos de renaturalização do Departamento de Água da Baviera. O objetivo dela é o de conhecer e registrar como as soluções alemãs foram financiadas e implementadas, para que possam ser reproduzidas no Brasil.
Foto: Walter Weingaertner / Divulgação
Foto: Walter Weingaertner / Divulgação
“Parte delas poderá ser implementada sem dificuldade, mas muitas terão de ser adaptadas à realidade local”, prevê. “Tenho aproveitado, também, para desenvolver a comunicação participativa, trabalhando com mídias sociais e vídeos. A ideia é que essas publicações sejam utilizadas para embasar o poder público [brasileiro] na tomada de decisões, bem como conscientizar a sociedade civil”, explica.
A arquiteta ainda tem o projeto de criar um instituto para engajar jovens na causa dos rios e cidades, além de promover o intercâmbio deles com a Alemanha.
No próximo dia 18 de julho, Carolina terá um novo encontro com representantes do governo alemão. Desta vez, a arquiteta e os demais pesquisadores do Bundeskanzler Stipendium serão recebidos pela chanceler Angela Merkel, que é a patrocinadora do programa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!