Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Empresário Cristiano Amâncio comemora os resultados de investir na reforma do escritório. 
Foto: enrique Queiroga / Divulgação
Empresário Cristiano Amâncio comemora os resultados de investir na reforma do escritório. Foto: enrique Queiroga / Divulgação| Foto:

Promover mudanças no ambiente organizacional não é uma questão só de otimização do espaço, mas um jeito de motivar a equipe para render ainda mais. Afinal, isso mostra que a empresa busca melhorias e investe no ambiente de trabalho.

“Um escritório mais atraente tem um impacto grande na motivação, comunicação, multidisciplinaridade e dinamismo”, afirma a psicologa Daniella Forster, professora da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e coordenadora do programa PUC Talentos Serviços de Carreira.

Sede do Google em Dublin, na Irlanda. 
Foto: divulgação
Sede do Google em Dublin, na Irlanda. Foto: divulgação

Um dos exemplos mais emblemáticos de escritórios descolados aliado à uma empresa robusta e de sucesso é o Google. Todas as unidades da gigante da informação tem características que proporcionam bem-estar dos funcionários.

Mas há ideias parecidas próximos de nós. Em Curitiba, o grupo de entretenimento WDS S/A, que engloba a rede de casas noturnas Wood’s investiu em um projeto com o arquiteto Fernando Yoshikawa, que integrou espaços para trazer uma atmosfera mais amigável e leve. Elementos coloridos, como pufes e cadeiras, além de plotagens motivacionais fazem parte da ambientação.

Sala de reunião com muita cor e interatividade no Grupo WDS.
Fotos: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Sala de reunião com muita cor e interatividade no Grupo WDS. Fotos: André Rodrigues / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Pátio central para integrar os funcionários e dar leveza ao escritório do grupo WDS. 
Foto: André Rodrigues
Pátio central para integrar os funcionários e dar leveza ao escritório do grupo WDS. Foto: André Rodrigues| Gazeta do Povo

Uma área de convivência aberta escancara a integração e traz um pouco de respiro para o projeto. O vão livre com bancos de praça é interligado ao refeitório. “Nos fins de tarde ou momentos de intervalo é comum que as pessoas fiquem por ali alguns minutos e possam conversar sobre outros temas e assim ter novas ideias”, afirma o arquiteto.

Exemplo mineiro

Cristiano Amâncio, co-founder da Empréstimo Fácil, procurou o escritório Óbvio Arquitetura para elevar o astral da sua empresa e a autoestima dos colaboradores. “Somos uma empresa jovem, online, tecnológica e um design formal não combinava com o nosso espírito. O resultado foi impressionante. O impacto, no primeiro momento, surpreendeu”, analisa o empresário.

Empresário Cristiano Amâncio comemora os resultados de investir na reforma do escritório. 
Foto: enrique Queiroga / Divulgação
Empresário Cristiano Amâncio comemora os resultados de investir na reforma do escritório. Foto: enrique Queiroga / Divulgação

O ambiente ficou mais claro e colorido. Além disso, foi criada uma copa onde os funcionários se sentem mais à vontade, com encontros descontraídos. Um clima contrário aos padrões encontrados em outros escritórios.

“Agora temos um espaço amplo, confortável, descontraído e menos formal. Esses são os valores que queremos passar aos nossos clientes por meio de nos sos colaboradores, tornando a relação mais íntima”, conta Cristiano.

A empresa, antes fria e sem vida (foto no canto direito), ficou mais dinâmica com a simples aplicação de fórmicas em diferentes tons de verde. 
Foto: Henrique Queiroga / Divulgação
A empresa, antes fria e sem vida (foto no canto direito), ficou mais dinâmica com a simples aplicação de fórmicas em diferentes tons de verde. Foto: Henrique Queiroga / Divulgação

As arquitetas do escritório Óbvio Arquitetura, Nathália Otoni e Luciana Araújo, contam que, além das novas cores, a copa e a sala de reunião tiveram uma iluminação atualizada, com a instalação de pendentes. A pintura geral foi reformulada com as cores da empresa, marcando a estrutura e os pontos relevantes do projeto para deixar o espaço ainda mais agradável, além da composição de plantas tanto no salão de trabalho, quanto na copa.

A copa com as mesas separadas (foto do canto direito) deu lugar a uma grande mesa de madeira acompanhada de cadeiras com design mais divertido. 
Foto: Henrique Queiroga / Divulgação
A copa com as mesas separadas (foto do canto direito) deu lugar a uma grande mesa de madeira acompanhada de cadeiras com design mais divertido. Foto: Henrique Queiroga / Divulgação

“As empresas precisam entender que não é só a sua reputação no mercado que torna o funcionário orgulhoso e disposto. É importante a empresa transmitir que está se desenvolvendo e crescendo, melhorando o seu espaço físico onde as as pessoas passam grande parte do seu dia”, encerra Nathália Otoni.

LEIA TAMBÉM

Estilo e funcionalidade até no ambiente de trabalho

Casa-cubo instalada em antiga pedreira pode ser desmontada sem deixar rastro

Curitiba tem um dos 20 melhores estúdios emergentes de arquitetura do mundo

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]