Santa Catarina

Arquitetura

Cores e luzes dão unidade às áreas interna e externa em projeto de bar

Flávia Schiochet, especial para HAUS
14/09/2022 13:29
Thumbnail

Fachada do Bar Buraco, em Itajaí, litoral de Santa Catarina | Fábio Severo/Divulgação

Um pequeno bar em frente ao Mercado Público de Itajaí, em Santa Catarina, chama a atenção pela cor da fachada. Inteiramente roxo e cor-de-rosa, o bar Buraco Quente, aberto em janeiro de 2022, foi um desafio para a arquiteta Sabrina Fortes.
As soluções encontradas pela profissional precisavam ser realizadas em pouco tempo e em um espaço exíguo: ocupando uma sala comercial térrea em um prédio antigo de dois pavimentos no Centro Histórico da cidade litorânea, a área interna do bar é de 25 metros quadrados. A área foi ampliada com um parklet de 5m x 3m em frente ao bar, mantendo o fluxo da calçada livre.
As duas cores do projeto – rosa e roxo – dão unidade às áreas interna e externa do bar, como na aplicação no piso, que guia o cliente
As duas cores do projeto – rosa e roxo – dão unidade às áreas interna e externa do bar, como na aplicação no piso, que guia o cliente
Para criar um senso de unidade, Sabrina trabalhou apenas com as cores rosa e roxa, escolha que resultou em uma identidade visual forte para o estabelecimento. O mesmo tipo de revestimento que a fachada já tinha –  pastilhas de azulejo 10cm x 10cm – foi aplicado no balcão do bar. "Todas as soluções foram simples, mas bem pensadas para que a gente otimizasse o tempo e tivesse resultados significativos", comenta a arquiteta.
Calçada, piso, paredes e fachada foram pintados com tinta epóxi nas duas cores do projeto, guiando o cliente entre as áreas interna e externa. Lâmpadas LED e neon criam contrastes de iluminação próximo ao bar e ao banheiro e delimitam o espaço de circulação no bar.
Na legislação da cidade, a cobertura de parklets não pode ser fixa. Por isso, o toldo usado é uma lona que pode ser removida em dias sem chuva, e amarrada na estrutura de ferro para proteger a área quando preciso.
Toldo removível do parklet, instalado apenas nos dias de chuva
Toldo removível do parklet, instalado apenas nos dias de chuva
A decoração segue uma linha espontânea com o "acúmulo" de antiguidades mesclado à exposição de artistas locais. Quadros e trabalhos dos catarinenses Ary Neto, Julia Rodrigues e Eduardo Vaso estão na parede em frente ao bar, em meio a itens como vinis de MPB e peças de carro antigo.
Próximo à porta, uma área para os clientes deixarem recados em post-its coloridos. "É um espaço para todas as pessoas se sentirem bem-vindas", diz Sabrina. "Em urbanismo, lemos muito sobre ter os olhos para rua, e estudamos o quanto isso traz segurança ao espaço público. O [bar] Buraco trouxe isso para a região em que ele está", conclui.  

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!