Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
notre-dame-paris-arquiteto-frances-benjamin-mouton-vem-curitiba-palestra-gratuita
O arquiteto francês Benjamin Mouton, que vem a Curitiba agora em março, é um dos maiores nomes do mundo quando o assunto é restauro e patrimônio.| Foto: Bigstock

O arquiteto francês Benjamin Mouton, uma das autoridades máximas na França quando o assunto é patrimônio e restauro, virá a Curitiba na próxima semana e concederá uma palestra gratuita na Capela Santa Maria, no Centro, na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h. A fala de Mouton será em francês, mas contará com um tradutor juramentado enviado pelo Consulado da França e pela escola de idiomas Aliança Francesa.

Siga a HAUS no Instagram

Não é necessário fazer inscrição prévia. Porém, os lugares são limitados e serão preenchidos por ordem de chegada no dia. A promoção é da Escola de Patrimônio & Liceu das Artes, uma iniciativa conjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Prefeitura de Curitiba e da École de Chaillot, em Paris, na França, que oferece um curso de especialização em patrimônio histórico e restauro em Curitiba.

Mouton é presidente da Real Academia de Arquitetura da França e arquiteto chefe dos monumentos históricos do país europeu. Ele atua como consultor maior do estado francês para todo procedimento ou projeto de restauro. Seria um equivalente ao presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre suas ações mais recentes, está toda a deliberação sobre o processo de restauração da Catedral de Notre-Dame.

Formado em 1972 em Arquitetura, formou-se também em Artes em 1974. Em 1980, tornou-se chefe dos monumentos históricos da França. A partir de 1994, assumiu a inspeção geral de todos os edifícios históricos, liderando mais de 34 arquitetos responsáveis por esse setor.

benjamin mouton curitiba palestra 2022 patrimonio restauro
Benjamin Mouton é arquiteto chefe dos monumentos históricos do país europeu e atua como consultor maior do estado francês para todo procedimento ou projeto de restauro| Ministério da Cultura da França

Os principais lugares da França têm o dedo de Mouton para se manterem em bom estado de conservação, como o Arco do Triunfo, a Basílica de Saint Denis, o Palácio dos Inválidos, a Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts e a Notre-Dame de Paris.

O arquiteto também lecionou na École de Chaillot, em Paris, e na Universidade Tongji, em Xangai. E já proferiu palestras em universidades por todo o mundo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]