Arquitetura

Cinco anos após tragédia na Boate Kiss, Santa Maria lança concurso para construir memorial às vítimas

HAUS
30/01/2018 09:30
Thumbnail

Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo | GAZETA

No último dia 27 a cidade gaúcha de Santa Maria lembrou com pesar a tragédia da Boate Kiss, que completou 5 anos. E aproveitou a data para lançar o concurso nacional de arquitetura para um memorial às 242 vítimas e mais de 600 sobreviventes. Será o primeiro certame financiado totalmente pela comunidade, que arrecadou mais de R$ 250 mil para o projeto.
A iniciativa é da Prefeitura de Santa Maria, da regional gaúcha do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM). O projeto conta com apoio do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS).
O memorial ficará no terreno onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas, 1.935.
“Esperamos que o memorial seja um espaço de memória, respeito e acolhimento. A realização do concurso permite que seja escolhida a melhor proposta, sempre obedecendo a critérios técnicos, mas que também atenda aos anseios dos pais, familiares e sobreviventes e que sintetize o desejo a comunidade de Santa Maria”, explica um dos organizadores do concurso, Tiago Holzmann.
Para acessar o edital e ter acesso a todas as informações, clique aqui. Os escritórios de arquitetura podem inscrever propostas até dia 19 de março. O resultado deve ser anunciado somente no dia 10 de abril, em evento público.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!