Arquitetura

“Brasília foi um tropeço histórico”, afirma Paulo Mendes da Rocha

HAUS
21/06/2016 00:50
Thumbnail

Paulo Mendes da Rocha durante entrevista para rede de tevê alemã Deutsche Welle. Foto: Reprodução

Um dos arquitetos mais importantes do Brasil e do mundo, Paulo Mendes da Rocha,  afirmou em entrevista à rede alemã Deutsche Welle que tirar o título de capital do Rio de Janeiro foi “erro político muito forte”. No entanto, ressaltou que “isso não tem nada que ver com a obra do Niemeyer, que é altamente criativa”.
O comentário veio para uma pergunta sobre o que faria se um dia tivesse a possibilidade de reconstruir Brasília. Em sua resposta, o arquiteto — recentemente laureado com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza 2016 — foi enfático: “Eu não teria feito Brasília.”
Na sequência explicou que se passa uma mensagem negativa ao “dizer” para uma cidade como o Rio de Janeiro que “aqui não é mais a capital”. Este episódio ele classifica como um “tropeço histórico.” E completou: “É como se, na Itália, dissessem: agora Roma não é mais a capital. Não faz nenhum sentido.”
Durante a conversa, o arquiteto modernista vencedor do Mies van der Rohe para a América Latina, em 2001, e do Pritzker (o equivalente ao Nobel da Arquitetura), em 2006, afirmou que a construção de outras cidades teria sido muito mais útil nos anos 1950 para o Brasil.
“A navegação da grande rede hidroviária do Brasil e as ligações necessárias e fáceis de imaginar entre o Atlântico e o Pacífico obrigariam a construção de inúmeras cidades com uma utilidade mais interessante do que aquilo que já estava feito, que era a capital no Rio de Janeiro.”
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!