Arquitetura

Cabana dobrável, que cabe em porta-malas, suporta temperaturas congelantes

Redação
25/12/2016 19:52
Thumbnail

Cabana pode abrigar dois adultos, e tem design especialmente pensado para suportar o frio congelante. Fotos: divulgação.

Se viajar de carro, em meio a um frio congelante, é sinônimo de aventura para você, saiba que você não está sozinho. A Land Rover desenvolveu uma cabana dobrável capaz de suportar temperaturas de até 47.5 °C negativos. Esse é o clima da  cidade de Rovaniemi, que fica 900 km ao norte de Helsinque, capital da Finlândia, onde a cabana passou pelo primeiro teste.
A cidade fica na área do Círculo Polar Ártico, região em que “mora” o Papai Noel, por isso a cabana está sendo chamada de “cabana de Natal”. A estrutura, que mede 3,5 m², pode abrigar dois adultos, e tem design especialmente pensado para suportar o frio congelante da Lapônia, com mínimo de impacto no meio ambiente.
Desmontável e com partes dobráveis, a cabana cabe no porta-malas de um Discovery Sport. A cabana conta com assento traseiro opcional, ampla abertura horizontal e carregador solar no telhado. O projeto já foi conferido pelo montanhista Kenton Cool, que já escalou o Monte Everest 12 vezes. Ele ajudou a testar a estrutura em uma câmara fria da Land Rover, a mesma em que os carros são testados.
Por enquanto, a cabana ainda não será comercializada pela marca, que pretende utilizá-la apenas para eventos em locais distantes e congelantes pelo mundo.
Veja fotos da cabana:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!