Arquitetura

Carlo Ratti cria base pré-fabricada para casas que é entregue por drones

*Camila Machado
16/01/2019 19:39
Thumbnail
O estado indiano de Karnataka, no sul da Índia, vai ser o primeiro local a receber o projeto piloto da Livingboard, uma base de habitação popular de 12 m² que fornece acesso a serviços básicos, como eletricidade e tratamento de água, para populações de áreas remotas. A invenção, assinada pelo escritório do engenheiro e arquiteto Carlo Ratti, pode ser transportada por helicópteros ou até mesmo por drones.
O Livingboard permite que os moradores levantem suas próprias residências em cima de um núcleo pronto e flexível. Funciona assim: a estrutura é aberta e cada residência pode ser personalizada de acordo com a necessidade dos seus moradores. 
O projeto habitacional pré-fabricado foi encomendado pela empresa indiana sem fins lucrativos WeRise. A instituição vai capacitar as comunidades locais para a construção das casas.
De acordo com o escritório de Ratti, a ideia é mostrar que a habitação não é uma unidade estática, mas que está em constante evolução, “permitindo que os usuários escolham os recursos que funcionam com mais eficiência para eles”.

Até wi-fi

Feito com materiais de baixo custo que podem ser compactados, a base fornece, dependendo da geografia de cada local, armazenamento e distribuição de água, tratamento de água por filtração, gerenciamento de resíduos, sistema de aquecimento, baterias para acumular eletricidade gerada por energia fotovoltaica e conectividade wi-fi.
O protótipo que será instalado na Índia tem como objetivo responder às condições climáticas e ambientais da área – caracterizadas por uma baixa taxa de precipitação – tratando e reciclando a água cinza (como a utilizada no banho ou na lavagem de roupas) das casas para irrigar os campos agrícolas.

Homenagem

A criação de Carlo Ratti é uma homenagem ao americano Buckminster Fulle, que tinha como sonho “poder transportar cidades”, “da mesmo que forma que navios podem chegar ao porto e ancorar em um dia, ou partir para outros partes do mundo”.
* Especial para a Haus, com informações do Archdaily Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!