Arquitetura

Cartão-postal de Nova York, prédio que já foi o mais alto do mundo está à venda

*Camila Machado
13/01/2019 12:02
Thumbnail

Foto: Pixabay.

O arranha-céu que parte do horizonte de Manhattan desde 1930, o Chrysler Building, está à venda. O anúncio foi feito na última quarta-feira (9), quando os donos do imóvel contrataram a empresa de serviços imobiliários CBRE Group para comercializar a propriedade. Segundo informações do Wall Street Journal, o valor ainda não foi divulgado.
O Chrysler Building pertence ao fundo de Abu Dhabi desde 2008. Na ocasião, foram pagos 800 milhões de dólares (cerca de R$ 3 bilhões) por uma fatia de 90% do prédio. A empresa imobiliária Tishman Speyer Properties é dona dos outros 10%.
O prédio art déco tem mais de 77 andares, 319 metros e é um cartão-postal de Nova York, icônico por seu revestimento em aço inoxidável e pela antena de 56 metros em seu topo.

Projeto

Foto: Chrysler Building refletido em arranha céu moderno.<br>
Foto: Chrysler Building refletido em arranha céu moderno.<br>
O Chrysler Building foi projetado pelo arquiteto William Van Alen para sediar a empresa automobilística norte-americana Chrysler. Na época, o proprietário Walter Chrysler, fundador da Chrysler Motors Corporation, queria tornar o novo edifício o mais alto do mundo, superando a Torre Eiffel, em Paris.
O feito foi alcançado. Porém, o edifício só manteve este título por 11 meses, quando perdeu o posto para o Empire State Building, construído nas proximidades. Marcado na história de Manhattan, o Chrysler Building já apareceu em filmes como “Independence Day”, “Homens de Preto” e “Homem Aranha”.
* Especial para a Haus.

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!