Arquitetura

Casco de navio abandonado vira pavilhão de arte na Coreia

HAUS
20/08/2016 22:40
Thumbnail

Fotos: Shinslab Architecture/Divulgação

Um navio abandonado. A primeira imagem que vem à cabeça é um filme de terror ou de piratas, certo? Mas não, esse navio não é nada assustador. É incrível. Quando falamos em arquitetura, dar nova utilidade a velhas estruturas é um dos exercícios mais criativos. E se dá certo, deixa qualquer um de boca aberta. O grande exemplo vem da Coreia.
O casco de um navio enferrujado se tornou pavilhão do Museu Nacional de Arte Moderna e Contemporânea, em Seoul. Projetado pelo escritório Shinslab Architecture, o Temp’L quer incentivar os visitantes a pensar sobre sustentabilidade e reaproveitamento – inclusive em como esses temas podem ser trabalhados pela arquitetura.
Virado de cabeça para baixo, o casco foi serrado ao meio. Enquanto o exterior do navio permanece enferrujado e rústico, o interior foi repaginado, trazendo o estilo industrial moderno, que preserva suas características. Recebeu uma camada de tinta, escada em espiral, sacada e diversas árvores, se tornando um local de relaxamento e convivência para quem passa pelo museu.
Contrastando com a tradicional arquitetura coreana, o pavilhão contemporâneo não deixa de ser uma crítica: além de seu viés sustentável, o projeto quer mostrar que objetos que perderam sua função ainda têm valor. “O fato de que o destino de relíquias culturais é serem desmanteladas deve fazer-nos refletir sobre o que é preciso considerar para as gerações futuras”, declara o escritório.
Veja mais fotos do pavilhão:

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!