Reconhecimento

Arquitetura

CAU/PR lança campanha “Atribuição de Arquiteto” em valorização da atuação profissional

CAU/PR
29/06/2022 14:13
Thumbnail
A Arquitetura e o Urbanismo estão nas pequenas e nas grandes coisas do mundo: desde o projeto de uma joia ao planejamento urbano e a construção de uma cidade inteira é possível encontrar o trabalho realizado por esses profissionais. Ao todo, são 263 atribuições que esses profissionais podem desempenhar, regulamentadas pela Lei Federal nº 12.378/2010 e garantidas pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
A fim de valorizar a atuação e a relevância dos arquitetos e urbanistas para a sociedade, o CAU/PR lança a campanha “Atribuição de Arquiteto” para destacar as centenas de atribuições desses profissionais. Elas estão divididas em sete eixos fundamentais: Arquitetura e Urbanismo; Arquitetura de Interiores; Arquitetura da Paisagem; Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico; Planejamento Urbano e Regional; Meio Ambiente; e Execução e Gestão Do Trabalho.
A iniciativa também tem a intenção de reforçar a importância de contar com o trabalho e com a orientação de um arquiteto e urbanista na hora de construir ou de reformar. Para isso, estão sendo produzidos informes em vídeo, de aproximadamente 1 minuto cada, os quais serão veiculados nas redes sociais da autarquia federal.
Lançamento da campanha foi realizado em espaço da Casa Cor Paraná 2022.
Lançamento da campanha foi realizado em espaço da Casa Cor Paraná 2022.
O lançamento ocorreu durante a programação da 28ª edição da Casa Cor Paraná, que está sendo realizada em Curitiba até o dia 14 de agosto, juntamente a assinatura de um termo de cooperação entre a autarquia federal e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para o desenvolvimento de ações que visam o aprimoramento e a capacitação de arquitetos e urbanistas empreendedores, bem como para as empresas de Arquitetura e Urbanismo. Para harmonizar com a ocasião, o primeiro vídeo da campanha "Atribuição de Arquiteto" contou com o tema Arquitetura de Interiores. Segundo pesquisa do Conselho, mais de 60% dos arquitetos e urbanistas desenvolvem trabalhos relacionados a essa atribuição profissional. Além de definir e organizar os ambientes com beleza e funcionalidade para cada espaço, o arquiteto de interiores pode intervir na estrutura de um imóvel, elaborar os projetos luminotécnico, elétrico, hidráulico e avaliar questões de conforto ambiental, acústica e ergonomia.
O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto.
O presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto.
Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Milton Zanelatto, a categoria tem obtido cada vez mais visibilidade e reconhecimento pela sociedade, muito em virtude de campanhas de esclarecimentos. “Além da fiscalização, é função do Conselho pugnar pelo aperfeiçoamento da arquitetura e do urbanismo. Nesse sentido, essa campanha de valorização busca mostrar para a sociedade a importância e relevância da amplitude de habilitações dos profissionais. A sociedade esclarecida passa, assim, a valorizar a importância desses profissionais”, pontua Zanelatto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!