Casa colorida, cheia de texturas e motivos naturais

Arquitetura

Cersaie 2022: novidades e tendências da maior feira de acabamentos do mundo

Flávia Lourenção, especial para HAUS
30/09/2022 19:19
Thumbnail

Porcelanato floral até na porta do armário, pela Impronta

A 39ª edição da Cersaie, maior feira do mundo de revestimentos, metais, louças e mobiliário para banheiro, aconteceu essa semana, de 26 a 30 de setembro. Durante o evento, que anualmente ocorre na cidade de Bolonha, na Itália, os produtores líderes mundiais da área expõem as grandes novidades e o melhor da própria produção, o que faz com que a Cersaie seja um ponto de encontro internacional muito importante para o setor.
Nesta edição, o evento reuniu 624 expositores em 15 pavilhões, tendo como temática principal a sustentabilidade, que foi abordada em palestras e mesas-redondas sobre diversos subtemas, como o aumento dos custos de energia e seus desafios para o futuro próximo, além de seminários técnicos. HAUS esteve presente na feira e traz agora os principais destaques vistos por lá!

Sustentabilidade

Quais os destaques e tendências observados na feira? A começar pela própria sustentabilidade, nota-se que hoje ela não é mais uma meta a ser atingida no futuro, mas é real e parte integrante do DNA das empresas. Interessante notar como, por vezes, a consciência ambiental faz parte do próprio processo de criação de um produto, como no caso da coleção Pigmenti, desenhada por Ferruccio Laviani para a Lea Ceramiche. As peças são produzidas em diversos formatos (desde tijolinho retangular à grandes lastras 1x3 m), o que evita desperdícios de produção, e a sua espessura de apenas 3,5 mm consome menos matéria prima, água e energia, além de gerar menos poluição durante o transporte.
Linha Pigmenti da Lea Ceramiche
Linha Pigmenti da Lea Ceramiche
Já o grupo Iris Ceramic Group, líder mundial em produtos cerâmicos, fez da sustentabilidade o próprio tema do stand na feira, através da instalação interativa ‘Shaping the Future’, que revelava aos visitantes a grande novidade do grupo: uma fábrica sustentável que está sendo construída na cidade de Castellarano, totalmente movida à hidrogênio verde, e que irá fabricar parte da produção de superfícies cerâmicas do grupo.
Stand da Iris Ceramic Group
Stand da Iris Ceramic Group

Cores

O evento deste ano chamou atenção pelo uso de cores vivas. Depois de um longo período incerto, as pessoas desejam viver em casas alegres e coloridas, e o mercado responde sem medo a essa necessidade. Seja em formato de tijolinhos ou em grandes lastras, nos stands da Cersaie pipocavam pontinhos coloridos para todos os gostos.
Coleção Fargblock para Quintessenza
Coleção Fargblock para Quintessenza
Os tijolinhos retangulares foram uma tipologia de lançamento comum a muitas marcas. A coleção Färgblock, resultado da colaboração da designer sueca especialista em cores Tekla Evelina Severin com a empresa italiana Quintessenza, é composta por 13 cores de tijolinhos lúcidos. Já a jovem marca de cerâmicas 41zero42 apostou em cores vibrantes para a sua coleção Kappa, que além dos tijolinhos lúcidos e opacos apresenta filetes coloridos que podem ser inseridos conforme a criatividade mandar para formar desenhos interessantes.
Linha da 41zero42
Linha da 41zero42
As louças continuam se colorindo, sendo propostas ora em versão lúcida ora em versão mate. A italiana The ArtCeram propõe tanto sanitários coloridos matte, com uma tinta levemente acetinada que agrada os olhos, quanto tons glossy capazes de alegrar qualquer banheiro.
Os acabamentos matte e glossy da ArtCeram
Os acabamentos matte e glossy da ArtCeram
A empresa Flaminia, especializada em sanitários de design com desenhos particulares, apresentou duas novas tonalidades de acordo com o trend atual: menta e uva.
Louças em menta e uva, da Flaminia
Louças em menta e uva, da Flaminia
Cores vivas também para o mobiliário do banheiro, muitas vezes propostos em versões bicolores com cores opostas ou complementares, como no caso dos banheiros vermelho e verde propostos pela marca Artesi.
Mobiliário da Artesi
Mobiliário da Artesi
Mobiliário também da Artesi, desta vez em verde
Mobiliário também da Artesi, desta vez em verde
Nota-se ainda uma atenção ao uso das cores também nos acessórios e complementos, como na estrutura verde do box deste banheiro da marca Arbi Bathroom, que acompanha a cor verde do móvel.
Mobiliário da Arbi
Mobiliário da Arbi
Detalhe do box da Arbi
Detalhe do box da Arbi

Florais

Além das cores, houve uma forte tendência dos revestimentos que replicam a natureza, especialmente em grandes peças de painéis cerâmicos ou porcelanato que reproduzem desenhos florais, e que assentados criam um efeito wallcovering. A empresa Sant’Agostino mostrou bem o uso dessas peças, que, combinadas com tijolinhos lúcidos, acabaram ressaltando ainda mais os desenhos florais.
Tijolinhos e desenhos florais da Sant’Agostino
Tijolinhos e desenhos florais da Sant’Agostino
Mais tijolinhos e motivos florais da Sant’Agostino
Mais tijolinhos e motivos florais da Sant’Agostino
Efeito ‘bloom’ total para o banheiro proposto pela marca Impronta, que revestiu inclusive a porta do móvel com seu porcelanato floral.
Porcelanato floral até na porta do armário, pela Impronta
Porcelanato floral até na porta do armário, pela Impronta
A Fap Ceramiche decidiu cobrir toda a sala de jantar com motivos tropicais, mostrando a versatilidade de uma peça da coleção cortada como tampo de mesa.
Motivos tropicais por toda a sala de jantar da Fap
Motivos tropicais por toda a sala de jantar da Fap
Muitas das peças apresentadas, além de produzir digitalmente os desenhos de flores e plantas, apresentavam algum outro detalhe que enriquecia a peça. Chamaram atenção também as lastras da Imola, com detalhes dourados brilhantes, ou algumas peças cerâmicas da Fap Ceramiche, que além de reproduzir desenhos quase aquareláveis, ainda tinham alguns detalhes em relevo brilhantes.
Peças da Imola
Peças da Imola
Lançamento da Fap
Lançamento da Fap

Sensorial e texturas

A aposta nas texturas, que já vinha crescendo nos últimos anos, viu na pandemia uma aceleração: tendo ficado mais em casa, queremos que as superfícies sejam agradáveis ao toque, além de bonitas visualmente. Com isso, observa-se que a exploração do sensorial continua muito em alta, seja de maneira muito sutil, com peças que somente ao nos aproximar entendemos que apresentam um toque agradável, ou de maneira mais forte, com peças que ‘convidam’ ao toque. A linha Wabi-Sabi, desenhada no ano passado pela designer Federica Biasi para a marca Decoratori Bassanesi, é um bom exemplo do primeiro caso.
Produto da Decoratori
Produto da Decoratori
Ao se aproximar do tijolinho, percebemos que ele tem um desenho muito sutil que reproduz uma trama, e então tocamos a peça e vemos que o sensorial é uma parte importante do produto. Foi justamente explorando esse fato que a designer criou a instalação do stand da marca esse ano, ‘Desert Impressions’, na qual explora a matéria focada nas sensações do visitante.
A nova tecnologia usada pela marca ABK Emozioni, 3D Tech, explora justamente a textura das peças em porcelanato: uma aplicação de cola com granilha de materiais cerâmicos é feita em algumas partes, depois da primeira estampa digital do desenho desejado, e depois de polida, acaba transformando a superfície, que obtém relevos muito realísticos, num resultado sensorial e semelhante à pedra original.
Detalhe da peça da ABK
Detalhe da peça da ABK
A Fiora, empresa espanhola especializada em texturas, patenteou um produto chamado Elax, um poliuretano flexível que, além de poder ser recortado em qualquer formato desejado, é muito agradável ao toque dos pés.
Detalhe do lançamento da Fiora
Detalhe do lançamento da Fiora
Ainda na exploração das texturas, os ripados e canelados continuam muito em voga, sendo apresentados tanto como acabamento de mobiliário quanto em superfícies de revestimento, como no caso da proposta de banheiro da Itlas Pavimenti. A marca italiana Target fez uma instalação na parede com suas novidades e focou nos revestimentos canelados e ripados. Por fim, canelado inclusive no lavatório em poliuretano da Fiora.
Produtos da Itlas
Produtos da Itlas
Instalação da Target
Instalação da Target
Canelado em poliuretano na Fiora
Canelado em poliuretano na Fiora

Colaborações marcas-designers

As colaborações das marcas com designers ou estúdios renomados têm sido uma constante crescente nos últimos anos. A união da expertise de uma marca consolidada com a criatividade de grandes nomes no mundo do design resulta em projetos muito interessantes visualmente, como no caso da colaboração do designer Tom Dixon com a marca turca Vitra Bathroom, que resultou na coleção Liquid. O designer se inspirou na Pop-Art para ir contra a tendência dos produtos skinny e criar peças intencionalmente generosas e fortes, com uma aparência ‘rechonchuda’ que não estamos acostumados a observar.
Peças assinadas pelo inglês Tom Dixon
Peças assinadas pelo inglês Tom Dixon
Já a empresa italiana Quintessenza, especializada na produção de pequenos formatos cerâmicos com um appeal muito contemporâneo, convidou a designer especialista em cores Tekla Evelina Severin para criar a coleção de tijolinhos coloridos Färgblock, já citados anteriormente. Conforme nos contou a designer, o resultado é fruto de uma grande sintonia e comunicação estreita entre ela e a diretora de arte da marca, Ramona Macchi.
Tekla Severin e Ramona Macchi posam para HAUS
Tekla Severin e Ramona Macchi posam para HAUS
Ainda, a colaboração do designer Ferruccio Laviani com a empresa Lea Ceramiche, um dos grandes nomes da produção italiana de superfícies cerâmicas, resultou na coleção Pigmenti, que também comentamos anteriormente, e que na nossa opinião é um dos produtos mais interessantes apresentados esse ano.
Lançamento da Lea Ceramiche
Lançamento da Lea Ceramiche

Marcas brasileiras

HAUS aproveitou ainda para visitar e prestigiar os stands de duas grandes marcas brasileiras presentes na feira. Entre os lançamentos mostrados pela Portobello, a coleção de wall tiles Artematica, formadas por peças 15,5x15,5 cm com decorações em relevo, já está disponível na Portobello Shop.
Lançamento da Portobello
Lançamento da Portobello
Já a Eliane, em sintonia com grandes marcas do mercado internacional, apresentou a coleção Brick Art: tijolinhos 7x26 cm com 17 diferentes decorações em tons naturais, inspiradas em grandes cidades ao redor do mundo.
Lançamentos da Eliane
Lançamentos da Eliane

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!