Arquitetura

China revela plano de mega cidade sustentável voltada para o desenvolvimento das artes

HAUS
24/06/2018 21:00
Thumbnail

Imagens: Valley XL/Divulgação

A China acaba de revelar os primeiros detalhes de seu mais novo empreendimento de cidade. Uma área de aproximadamente 440 hectares na região de Pequim-Tianjin-Hebei vai se tornar uma cidade vibrante voltada exclusivamente para as artes e a sustentabilidade. Batizada de Valle XL, a nova aventura chinesa exigirá um investimento de 2,8 bilhões de dólares.
A cidade nasce com o intuito de se tornar um ponto cultural, com centros artísticos, museus, residências para artistas, escritórios de galerias, espaços de exibição e centros de treinamento, além de edifícios que irão receber instituições internacionais, restaurantes e outros espaços de bem-estar. A construção vai começar no segundo semestre de 2018 e a cidade abrirá suas portas em 2019.
LEIA MAIS SOBRE CIDADES DO FUTURO
Os espaços serão pensados para encorajar o desenvolvimento artístico e a criação de novas plataformas para a arte contemporânea. Os conceitos fundamentais de design estão baseados em uma abordagem sustentável, que vai permear a coexistência de atividades culturais e de ecoturismo.
A área escolhida para o projeto está localizada a 100 quilômetros do centro de Pequim. Após a inauguração de uma nova linha de trens de alta velocidade no ano que vem, a cidade estará a somente 20 minutos de distância da capital chinesa.
O projeto será todo bancado pelos programas culturais de Shenzhen e Guangdong, com curadoria do produtor Li Zhenhua. O design do projeto está sob responsabilidade do escritório Aecom, que contará com a expertise de Wang Zhenfei, do HHD FUN, para conceber o principal centro de artes da cidade, e do estúdio Arquitectonica para pensar em outros edifícios.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!