Concurso nacional definirá projeto de memorial às vítimas da Boate Kiss

Memorial vai homenagear as 242 vítimas do incêndio que atingiu a Boate Kiss, em Santa Maria-RS, em 2013

O incêndio na Boate Kiss vitimou 242 pessoas em 2013. Agora, concurso vai escolher projeto para um memorial. Na foto, fachada da boate em 2014. Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

por HAUS

17/07/2017

compartilhe

O departamento do Rio Grande do Sul do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) está lançando um concurso nacional para construir o Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss. O prédio em que ficava a casa noturna foi desapropriado pela Prefeitura de Santa Maria na última segunda-feira (10). Agora, ele deverá ser o local da homenagem.

Embora os detalhes do concurso ainda não tenham sido divulgados, já se sabe que o objetivo é que a pedra fundamental do memorial seja lançada em janeiro do ano que vem, quando a tragédia da boate completa cinco anos. Desde o incêndio na Kiss, que fez 242 vítimas em janeiro de 2013, a Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) vinha tentando viabilizar esse memorial. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) garantiu que o edifício terá sido demolido até janeiro de 2018.

O município vai ficar responsável pela licitação para contratar a empresa responsável por levantar a homenagem. O concurso, por sua vez, está sendo organizado pelo IAB-RS e deve custar entre R$ 160 mil e R$ 250 mil. O primeiro passo será o lançamento de um financiamento coletivo via internet para arrecadar os recursos. Essa etapa está prevista para o dia 24 de julho. A seguir, em agosto, um seminário promovido pelo instituto vai apresentar as propostas da AVTSM para o memorial. Além disso, também haverá conversas com a comunidade e definição dos parâmetros que precisam ser seguidos nas propostas. Em setembro, ainda sem data específica, serão abertas as inscrições para o concurso. Por fim, entre dezembro deste ano e janeiro de 2018, o IAB-RS vai divulgar o resultado.

LEIA TAMBÉM:

Site oferece locação de casas assinadas por grandes arquitetos mundo afora

Palácio Garibaldi é multado por alterações para casamento da deputada Maria Victoria

Arquitetos sugerem renascimento dos Faróis do Saber com outras vocações

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você