Arquitetura

Conheça a obra de Frei Otto, o ganhador do prêmio Pritzker de 2015

Luan Galani
01/04/2015 18:31
Thumbnail

Foto: The Pritzker Architecture Prize / The Hyatt Foundation

O arquiteto alemão Frei Otto (1925-2015) é o novo ganhador do prêmio Pritzker, a mais importante honraria da arquitetura. O anúncio foi feito às pressas neste mês pela Fundação Hyatt, com sede nos Estados Unidos, algumas semanas antes do que de costume em decorrência do falecimento de Otto. Ele tinha 89 anos.
Sua marca registrada era a experimentação. Daí surgiram as coberturas estruturais com o formato de grandes tendas, que aliam estruturas leves à resistência física. Elas continuam atuais mesmo depois de 60 anos de sua concepção. A criação para o Parque Olímpico de Munique, em 1972, é sua obra mais lembrada.
Ao ser visitado pelo júri e ficar sabendo da notícia em primeira mão alguns dias antes do anúncio e de sua morte, Otto confidenciou que nunca fez nada para ganhar prêmios. “Minha intenção arquitetônica sempre foi criar novos tipos de edifícios para ajudas as pessoas pobres, especialmente as atingidas por desastres naturais ou catástrofes. Vou usar qualquer tempo que resta para continuar a fazer o que eu faço: ajudar a humanidade. Vocês têm aqui um homem feliz.”
De acordo com a declaração oficial do júri, Otto “praticava uma abordagem holística e colaborativa da arquitetura ao trabalhar com ambientalistas, biólogos, engenheiros, filósofos, historiadores e artistas. Ele acreditava no uso eficiente e responsável dos materiais, e que a arquitetura deveria exercer o mínimo impacto possível no ambiente”
A cerimônia de entrega do prêmio, que agora deve ir para os familiares de Otto, está marcada para acontecer no dia 15 de maio em Miami.
Conheça algumas obras de Frei Otto

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!