Espaços pequenos

Arquitetura

Conheça as tiny houses da CASACOR São Paulo

HAUS
26/07/2023 17:29
Thumbnail

Casa Almar, ambiente de Rafa Zampini na CASACOR São Paulo | CASACOR/JP Image

A CASACOR São Paulo ocupa uma área total de 11 mil m² no Conjunto Nacional, e espaços pequenos também recebem atenção na mostra, com destaque para ambientes que ganharam a forma de tiny houses. Literalmente "casas minúsculas" em livre tradução, são moradias que seguem um movimento arquitetônico, comportamental e social que surgiu nos Estados Unidos ao final dos anos 2000 e que pretende um viver mais simplificado e sustentável, levando em conta o aproveitamento consciente de recursos, os padrões de consumo e o acesso à habitação.
Dentro do tema de 2023, "Corpo e Morada", que rege também a edição de número 36 da CASACOR paulista, as casas pequeninas aparecem em versões singulares, com quatro pegadas diferenciadas entre si. Confira:

Casa Almar

Uma estrutura de alumínio revestida em madeira de reuso dá forma a uma suíte e estar integrados, copa e banheiro, além de varanda com banheira e ducha externa. Esta é a Casa Almar, um bangalô de 36 m² apresentado pelo arquiteto Rafa Zampini (estreante da CASACOR) como uma solução de casa modular desmontável no estilo tiny house. Destaque para o deck que dá acesso à banheira, parcialmente conectada ao interior. Sustentável por princípio, o projeto é marcado por texturas naturais e cores neutras para sugerir um jeito de viver leve e descomplicado, voltado ao bem-estar e inspirado em conceitos como o wabi-sabi e o minimalismo.

Espaço Motirõ

Projetado por Ester Carro (que também estreia na mostra), o Espaço Motirõ explora alternativas para moradias pequenas, que precisam acomodar famílias inteiras e muitas atividades, a exemplo da realidade da comunidade do Jardim Colombo, na Zona Oeste de São Paulo, de onde a arquiteta é moradora e ativista. O ambiente de 34 m² contempla hall de trabalho, banheiro com lavanderia, sala integrada à cozinha e quarto num espaço de ativismo e sensibilização para o morar periférico. Destaque para boas soluções no mobiliário, como a cama de casal com beliche de solteiro anexo, e práticas sustentáveis, que aparecem na cisterna para água de chuva utilizada para a utilizada no banheiro e no emprego de revestimentos sustentáveis, feitos de papelão. Nas palavras da arquiteta, "Motirõ alimenta o corpo, inspira a alma, promove a reutilização de materiais conectando de forma singela com o natural".

Morada da Alma

A tiny house de 49 m² desenvolvida pelo arquiteto Quintino Facci explora a relação entre o corpo humano e a arquitetura em ambientes que pretendem proporcionar equilíbrio físico e mental. Conforme o arquiteto, a busca foi por criar um ambiente que fosse "abrigo para a alma", um local de pertencimento. A decoração tem pegada minimalista, com paleta neutra, mobiliário autoral brasileiro e materiais com toque aconchegante, como a madeira e o linho (que recobre o teto e divisórias do ambiente). A iluminação é indireta, estrategicamente posicionada para proporcionar conforto aos sentidos.

Cabana Ri.To

Tons naturais permeiam o ambiente criado pelos arquitetos Ricardo Caminada e Tota Penteado, sem deixar de lado a dramaticidade. Com 44 m², que integram living-dormitório, cozinha gourmet na varanda e banheiro, o espaço foi pensado para que os moradores possam descansar, recobrar as energias e renovar conexões afetivas. Opostos dão o tom do ambiente, com o contraste entre os tons claros da marcenaria e as paredes escuras, além da combinação harmônica entre linhas retas e formas orgânicas escolhidas para os mobiliários e objetos decorativos. Chama a atenção ainda o aproveitamento dos espaços para garantir funcionalidade à tiny house, com destaque para a mesa de trabalho integrada ao estar.

Serviço:

  • Data: de 30 de maio a 6 de agosto de 2023
  • Local: Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073, São Paulo/SP)
  • Funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 22h; domingos e feriados, das 11h às 21h
A visitação à CASACOR São Paulo é realizada com agenda programada. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade. O visitante deve escolher dia e hora da visita à mostra, com tolerância máxima de 15 minutos para entrada.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!