Arquitetura

Game of Thrones tem data para nova temporada! Conheça os locais de filmagens da série

HAUS
09/03/2017 21:17
Thumbnail
Para a alegria dos fãs de Games of Thrones, a série inspirada nos livros que compõem as “Crônicas de Gelo e Fogo”, assinados por George R. R. Martin, voltará às telinhas da HBO com uma nova temporada no próximo dia 16 de julho, como anunciado pela rede em suas mídias sociais nesta quinta-feira (9).
A gente que não se aguenta de tanta ansiedade montou um pequeno guia com algumas das locações, que que são de cair o queixo e guardam riquezas naturais e arquitetônicas sem igual.

Croácia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a cidade medieval de Dubrovnik, na Croácia, é o pano de fundo das intrigas de King’s Landing, capital de Seven Kingdoms. Fundada há mais de 1.300 anos, a cidade conta com uma antiga muralha à beira de águas azul-safira. Durante a Idade Média, tornou-se a única cidade-estado com vulto suficiente para rivalizar com Veneza.

Irlanda do Norte

Um dos locais mais fotografados da Irlanda do Norte, a alameda Dark Hedges é na série o caminho que liga a capital ao norte do reino. As árvores que ladeiam a estrada têm mais de trezentos anos.

Islândia

As cenas que mostram o outro lado da muralha, onde ficam as terras geladas e moram os selvagens, foram filmadas nas planícies de Thingvellir, na Islândia. Montanhas com neve e paisagens vulcânicas dominam a paisagem. No parque nacional de mesmo nome, foram gravadas as cenas da peregrinação de Arya.

Marrocos

A cidade fortificada de Ait-Ben-Haddou serve de cenário tanto para Pentos, onde Daenerys viveu antes de se casar, quanto para Yunkai, onde ela liberta os escravos. Lá também foram rodadas cenas de “Gladiador” e “A múmia”. A cidade guarda um dos exemplos mais emblemáticos da arquitetura do sul do Marrocos, o ksar, que são moradias coletivas agrupadas construídas com terra. As construções mais antigas do conjunto datam do século 17 e formam quarteirões fechados e suspensos.

Malta

O casamento de Daenery e Drogo foi filmado na ilha de Gozo, em Malta, banhada pelo Mediterrâneo. Lá também foram gravadas cenas de “Fúria de titãs” e “O conde de Monte Cristo”.

Espanha

O cenário é recorrente desde a quinta temporada. O complexo palaciano Reales Alcázares, no coração de Sevilha, na Espanha, é o local que dá vida à cidade de Dorne. O conjunto real, que guarda a tumba de Cristóvão Colombo e diversos documentos valiosos sobre a colonização das Américas, mostra uma arquitetura em que coexistem elementos mouros e cristãos da Andalusia. Segundo a Unesco, o local também representa o que há de melhor da Era de Ouro da Espanha, “incorporando vestígios da cultura islâmica, séculos de poder da Igreja Católica, a soberania real de seus reis e o poder do comércio marítimo do país durante a colonização do Novo Mundo”. Hoje o local é residência oficial da família real na cidade.

Escócia

Doune Castle é uma fortificação do século 13, localizada no distrito de Stirling, na Escócia, que dá vida à Winterfell. Foi neste local que foi gravado o episódio piloto. A construção foi danificada pelas guerras de independência do país e foi reconstruída somente no século 14 por Robert Stewart, regente da Escócia.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!