Construção civil

Arquitetura

Construção 4.0 é tema de evento online e gratuito que começa nesta terça-feira (27)

Accelera Hub*
26/07/2021 19:50
Thumbnail

Impressão 3D em concreto é um dos temas do evento. | Bigstock

Com início na terça-feira (27), o Grupo IDD, com o apoio do Accelera Hub, Instituto de Engenharia do Paraná e das empresas do setor da Engenharia 4.0, promove a 2ª edição da BIM, Lean, Sustainability and Industrialized Construction. Como o nome do evento sugere, os temas estão relacionados à Modelagem da Informação na Construção (BIM), Construção Enxuta (Lean Construction), Construção Sustentável e Industrialização da Construção. As inscrições são gratuitas.
Segundo os idealizadores e fundadores do Grupo IDD, os engenheiros e professores Cesar Henrique Daher e Luís César De Luca, a ideia é trazer ao público da engenharia e da arquitetura exemplos de técnicas de construção e gestão de projetos e obras disruptivas e que já são realidade no Brasil.
“Na engenharia e na arquitetura, não são só os softwares e as plataformas online que compõem a revolução 4.0. Existem muitos sistemas construtivos aliados a sistemas de gestão e a estes softwares/plataformas que permitem construir, com mais qualidade e menores prazos e desperdícios”, afirma Daher.
A primeira edição do evento aconteceu em março de 2020, de forma presencial, um pouco antes do início da pandemia no País, e contou com a presença de mais de 350 profissionais e acadêmicos. Neste ano, o evento traz como temas:
a) O sistema ICF – Insulated Concrete Forms (Fôrmas de Concreto Isolantes), que consiste em blocos de isopor, no estilo Lego®, que se encaixam e são preenchidos com armadura e concreto, tornando as paredes autoportantes, dando rigidez a estrutura e permitindo um bom isolamento térmico e acústico, devido aos blocos de isopor se manterem como parte da estrutura.
b) O Edifício Level – o maior edifício modular da América Latina, construído em uma fábrica e montado no canteiro em apenas 100 dias, na cidade de Tubarão-SC.
c) A modulagem da informação na construção, através de softwares computacionais, para a melhoria do desempenho e redução de desperdícios do sistema Wood Frame (estruturas de madeira modulares).
d) A experiência de uma engenheira catarinense em sustentabilidade durante a execução de obras na Nova Zelândia e o sistema de jardim verticais que desenvolveu e patenteou no Brasil.
e) A arquitetura e a execução de obras em contêineres.
f) A primeira startup de impressão 3D em concreto do Brasil, o panorama e as expectativas para o crescimento e a aplicação desta tecnologia.

Confira a programação completa:

  • 27/07
18:45 – Abertura
19h – Alvenaria estrutural com fôrmas EPS preenchidas com concreto (Eng. João Felipe da Rocha  - Grupo ICF)
19:45 – Edifício Level : o primeiro edifício offsite do Brasil (Eng. Jonathan Degani – Brasil ao Cubo)
20:30 – Debate com os Palestrantes
  • 28/7
19h – O uso de BIM  no sistema construtivo woodframe (Eng. Caio Ferreira – TECVERDE)
19:45 – Experiência neozelandesa em sustentabilidade e tecnologia de jardins verticais (Eng. Flávia Wolf – Freedom Walls)
20:30 – Debate com os
Palestrantes
  • 29/7
19h – Arquitetura comercial em contêineres (Arquiteta Priscila Ferstemberg – Priscila Ferstemberg Arquitetura)
19:45 – Impressão de casas 3D em concreto no Brasil (Eng. Fernando Grim Júnior – 4Constru)
20:30 – Debate com os Palestrantes/Encerramento
As inscrições para o 2º BLSC² - BIM, Lean, Sustainability and Industrialized Construction são gratuitas e podem ser realizadas pelo link.
O Accelera Hub é parceiro de HAUS.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!