Litoral de Santa Catarina

Arquitetura

Construtora lança primeiro empreendimento residencial com fachada interativa do Brasil

HAUS
20/07/2022 19:29
Thumbnail
O litoral catarinense é reconhecido por ser a vanguarda quando o assunto são os projetos de empreendimentos imobiliários - que vão dos mais altos do país aos bairros planejados mais sustentáveis. A novidade, agora, é apresentada pelo Atmo Haus, no Balneário Perequê, em Porto Belo, que será o primeiro empreendimento do Brasil a contar com fachada interativa.
Nos moldes do que ocorre em edifícios localizados em Las Vegas ou Dubai, por exemplo, o projeto da Inspire Empreendimentos deverá se tornar um ponto focal e um atrativo turístico da cidade, por ser o único a contar com esta tecnologia.
A interatividade ocorrerá em um painel de LED com altura de 28 andares que irá revestir a lateral do edifício e poderá ser visto de qualquer ponto da orla. O controle das luzes e imagens apresentadas no show interativo será realizado pelo mordomo virtual, outra novidade apresentada pelo Atmo Haus. O assistente virtual será o responsável por regular os cenários e controlar a manutenção da fachada, acionando a administração do condomínio quando necessário.
Empreendimento foi projetado para se tornar ponto turístico da cidade.
Empreendimento foi projetado para se tornar ponto turístico da cidade.
Além dos cenários pré-configurados, também será possível acrescentar outras imagens de acordo com as necessidades e preferências da gestão condominial. Celebrar eventos comemorativos da cidade ou o aniversário de moradores são algumas das possibilidades de interação e efeito surpresa para quem visita o empreendimento e seus arredores.

Solução

O uso da tecnologia vai além do seu efeito estético. Responsável pelo projeto, o arquiteto Fabrício Pavesi priorizou o conforto luminotécnico para evitar o ofuscamento ou incômodo aos moradores de apartamentos e prédios vizinhos. Para isso, lâmpadas de LED microprocessadas de alta eficiência foram desenvolvidas exclusivamente para uso na fachada interativa.
Fachada interativa consome menos energia do que um aparelho de ar-condicionado e será alimentado por painéis solares e energia proveniente da frenagem dos elevadores
Fachada interativa consome menos energia do que um aparelho de ar-condicionado e será alimentado por painéis solares e energia proveniente da frenagem dos elevadores
“Os pontos de LED que irão formar o painel ficarão dentro de um elemento arquitetônico que direcionará a luz para a frente, tornando-a agradável ao olhar”, destaca o arquiteto, em nota.
O consumo de energia da fachada interativa também é baixo, menor do que o de um aparelho de ar-condicionado. E ele será abastecido pela energia produzida por meio da frenagem dos elevadores e de painéis fotovoltaicos que serão instalados no edifício, não gerando custos extras ao condomínio.

Atmos Haus

Localizado a 150 m do mar, o Atmos Haus terá 28 pavimentos, com um total de 61 apartamentos de alto padrão. As plantas contemplam três suítes e duas vagas de garagem (todas com pré-instalação para carros elétricos), além das áreas de convivência. Os espaços de lazer somam 940 m², com home club completo e rooftop.
Outra solução de tecnologia do empreendimento será a higienização automática do elevador após cada uso, o que gera uma barreira biológica. O tratamento da água, inclusive na piscina, spa e caixas d'água, será feito no empreendimento com ozônio, o que irá assegurar-lhe ainda mais pureza.
Já no quesito sustentabilidade, além da produção de energia, o empreendimento também contará com captação, tratamento e reuso de águas pluviais e do gotejamento dos aparelhos de ar-condicionado.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!