Arquitetura

Arquitetura

Curitiba desponta com nova geração de arquitetos; conheça o trabalho dos escritórios

Vivian Faria, especial para HAUS
24/03/2023 12:13
Thumbnail
A riqueza e a qualidade da arquitetura projetada e construída em Curitiba – ou por curitibanos – são reconhecidas nacional e internacionalmente há décadas. Basta conferir publicações especializadas, listas de premiados em concursos realizados em todo o país – e até fora dele – e o rol de escolhidos para receberem prêmios da área para encontrar representantes locais do passado e, claro, do presente.
A nova geração, aliás, não deixa a desejar com suas propostas inovadoras, porém simples e atemporais; autênticas, porém adaptáveis às necessidades dos usuários e mudanças promovidas pelo tempo. Por isso, apresentamos alguns escritórios com jovens arquitetos de Curitiba em que devemos ficar de olho nos próximos anos.

Arquea

Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda e Pedro Amin Tavares são os profissionais por trás do Arquea Arquitetos, fundado em 2008, que começou a chamar a atenção por propor ideias inovadoras para o construir e morar – como a do Edifício 1232 (2015), que contribuiu para renovar a paisagem urbana de Curitiba, e o Dsenho, mais atual.
“Do ponto de vista técnico, sempre tentamos ter um nível de racionalidade que consiga justificar as escolhas. Racionalidade, simplicidade e o poder de síntese do projeto são pontos que buscamos ter nos nossos trabalhos”, diz o arquiteto Fernando Lacerda. Além disso, o escritório trabalha com a noção de “arquitetura flexível”, ou seja, que pode ser adaptada a mudanças no uso ou demanda dos usuários/moradores.

Boscardin Corsi

Foi a partir da amizade dos arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi desde a faculdade que o escritório Boscardin Corsi foi criado, em 2012. Com uma linguagem mais neutra e atemporal, o trabalho foi, aos poucos, voltando-se mais para projetos de interiores, principalmente residenciais. “Chamamos de ‘minimalismo com aconchego’. Não falamos que nossos projetos são minimalistas, mas nos inspiramos nisso, trazendo aconchego e brasilidade”, conta Ana Carolina.
A proposta é replicada nos projetos comerciais do escritório – um dos quais rendeu ao Boscardin Corsi reconhecimento nacional, inclusive pelo prêmio Brasil Design Awards 2020 (categoria Design de Ambiente + Design de Varejo). Outro prêmio importante foi o Loop Design Awards 2022, para o projeto de interiores do Apartamento FW.

Giuliano Marchiorato

Prestes a completar seis anos de existência, o estúdio comandado pelo arquiteto Giuliano Marchiorato coleciona prêmios nacionais e internacionais. Entre os mais recentes estão o Prêmio Deca (categoria Cozinha), New World Report (inovação, observada a partir do conjunto de projetos) e A’ Design Award & Competition 2020 (Apartamento Pipa, decoração residencial mais bonita do mundo).
“Sou amante da arquitetura minimalista, do design e da brasilidade. Nosso projeto sempre será atual, contemporâneo, fugindo de excessos, com design e arte brasileira e, quando possível, regional, sempre pensando no pertencimento local”, diz o arquiteto. Além disso, ele destaca que o objetivo é “melhorar, qualificar e embelezar” a vida das pessoas por meio da arquitetura.

Gustavo Scaramella

Sob comando de escritório próprio há mais de cinco anos, Gustavo Scaramella aposta no mix & match, na combinação de diferentes estilos e na valorização do artesanal para contar histórias por meio da arquitetura e encorajar que seus clientes – residenciais e corporativos – optem por espaços personalizados e autênticos.
“Não sigo tendências. Procuro boas escolhas porque não são efêmeras. Peças assinadas e obras de arte podem ser levadas a qualquer lugar. Busco construir projetos únicos, que eternizem memórias”, explica Scaramella.
O estilo rendeu ao arquiteto premiações em suas participações nas edições da Mostra CASACOR Paraná em 2021 e 2022, assim como convites para assinar vitrines de relevantes lojas do segmento de arquitetura e decoração, como a Botteh.

Ohma

Com foco em arte, arquitetura e design, a Ohma surgiu em 2018 pela união do arquiteto Nicholas Oher, do designer de interiores Fábio Marx (que deixou a sociedade em 2021), ambos de Mato Grosso, e da arquiteta curitibana Paloma Bresolin, para desenvolver um trabalho acessível. “Nosso objetivo é que as pessoas consigam não só nos contratar para fazer um projeto, mas também que possam ter peças nossas dentro de casa”, afirma Nicholas.
Foi assim que criaram, por exemplo, a luminária que integrou a coleção de itens assinados a preços acessíveis da Telhanorte. Em quase cinco anos de existência, conquistaram prêmios nacionais e regionais, como o IAB PR 2021, com o projeto “Apartamento Oceano”, e estabeleceram importantes parcerias com marcas como Suvinil – reflexo do trabalho com formas e cores desenvolvido pelo estúdio. Para 2023, planejam o lançamento de quatro peças de mobiliário e decoração.

Pagus Arquitetura

Fundado em 2016 pelos arquitetos Mariana Gusmão e André Bihuna D’Oliveira, o Pagus Arquitetura ganhou visibilidade por meio dos concursos arquitetônicos, como o da revitalização do conjunto histórico e paisagístico da avenida Bernardo Monteiro, em Belo Horizonte, no qual ficaram em primeiro lugar. “O concurso é trabalhoso e representa risco, mas vemos como uma forma de conseguir grandes contratos. Além disso, é interessante, porque é julgado às cegas. Analisam o projeto em si, não quem somos”, diz Mariana.
Ainda assim, esse não é o único foco do escritório, que trabalha com várias escalas, escopos e contextos, desenvolvendo o que chamam de “arquitetura honesta e delicada, com as pessoas como prioridade”. Desde o início da pandemia, o volume de projetos residenciais do escritório aumentou, com vários voltados ao nicho “casas refúgio”.

Solo Arquitetos

Formado pelos arquitetos Gabriel Schneider, Franco Faust, Lucas Shinyashiki e Thiago Augustus, o Solo Arquitetos está há quase oito anos criando projetos de arquitetura, interiores e design em todos os segmentos. “Nossa principal referência está na arquitetura moderna brasileira, com linhas mais simples, honestidade material e uso pontual da cor. Mas, no fim, nosso objetivo é atingir um resultado final relevante para o usuário e seu entorno, mostrando que a arquitetura relevante vai muito além da beleza”, diz Lucas.
Logo no início de sua trajetória, chamaram a atenção por sugerirem soluções inovadoras para repensar a cidade, como a reabertura de trechos canalizados de rios em Curitiba. Atualmente, estão trabalhando em diferentes projetos residenciais e no de uma pousada em Fernando de Noronha. Recentemente, lançaram sua primeira linha de mobiliário, a Uapé, desenvolvida em conjunto com o Kampa Studio e já disponível no Estudio Latino de Design.
*Marcos Bertoldi Arquitetos, Fábio Domingos Batista e Ateliê 1901 contribuíram com a pesquisa para a seleção dos escritórios.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!