Reconhecimento

Arquitetura

Curitiba é eleita a “Cidade mais inteligente do mundo” pelo World Smart City Awards

HAUS, com informações da AEN
09/11/2023 14:28
Thumbnail

Prefeito Rafael Greca e comitiva durante premiação do World Smart City Awards em Barcelona, Espanha | Divulgação iCities

Nesta quarta-feira (8), Curitiba foi anunciada vencedora da principal categoria do World Smart City Awards e eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo em 2023. Concedida pela Fira Barcelona, a premiação é considerada mundialmente como a principal no quesito inovação e smart cities, avaliando políticas e programas públicos, planejamento urbano, conectividade, ações de modernização, entre outros.
Esta foi a quinta vez que a capital paranaense figurou entre as seis finalistas (as anteriores foram em 2018, 2019, 2021 e 2022). Na relação deste ano, Curitiba é acompanhada por Barranquilla (Colômbia), Izmir (Turquia), Makati (Filipinas), Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
Para o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento indica o compromisso e o pioneirismo da capital paranaense com a agenda da inovação e da sustentabilidade. “Curitiba é a cidade mais inteligente do mundo em 2023, nos 330 anos de sua existência”, destacou o político durante a cerimônia de premiação em Barcelona, Espanha.
De acordo com informação divulgada pela prefeitura, a vitória na categoria “Cidades” se deve às políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes realizados na capital paranaense, voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.
Para concorrer à premiação, Curitiba apresentou uma série de iniciativas, com destaque para soluções tecnológicas (como o Wi-fi Curitiba, a Muralha Digital, o aplicativo Saúde Já e o Nota Curitibana, todas desenvolvidas em parceria com o ICI - Instituto das Cidades Inteligentes), avanços em eletromobilidade (com a introdução de ônibus elétricos na frota), ações de acesso à alimentação saudável (com iniciativas como Armazéns da Família, Restaurantes Populares e hortas urbanas) e o investimento na redução de emissões de carbono (incluindo a instalação de usinas fotovoltaicas como a Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira sobre um aterro desativado na América Latina).
A cidade também se destaca como conectada graças à promoção da inclusão digital dos cidadãos por meio de pontos de conectividade e de apps que facilitam o acesso a serviços e informações municipais, além de ter sido a primeira capital brasileira do Brasil a adotar o 5G.
Neste ano, o Paraná também foi eleito o estado mais inovador e sustentável do Brasil, segundo o ranking Bright Cities.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!