Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Curitiba terá parque em homenagem a Jaime Lerner
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quinta-feira (1°) a criação do Parque Jaime Lerner, em homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista falecido no último dia 27 de maio que esteve à frente do comando da capital em três momentos de sua história. Em suas gestões, inclusive, foram inauguradas obras de infraestrutura que deram a cara de Curitiba e a projetaram no mapa, algumas delas copiadas por outras cidades ao redor do globo. Estão entre elas o Jardim Botânico, o sistema de canaletas exclusivas para os ônibus (BRT) e a Ópera de Arame, para citar alguns exemplos do legado de Lerner.

Esta última, inclusive, integra o projeto apresentado pela administração municipal para o Parque Jaime Lerner. Isso porque, antes de um espaço completamente novo, o local será composto pela integração da Ópera de Arame, da Pedreira Paulo Leminski e do Farol das Cidades, no complexo atualmente denominado Parque das Pedreiras, que será rebatizado de Parque Jaime Lerner. Além dos três equipamentos urbanos, o complexo contará, ainda, com um memorial ao ex-prefeito, ex-governador e arquiteto curitibano, reconhecido mundialmente como um dos urbanistas mais influentes do nosso século.

Complexo Parque das Pedreiras, que passará a se chamar Parque Jaime Lerner, engloba a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Farol da Cidade.
Complexo Parque das Pedreiras, que passará a se chamar Parque Jaime Lerner, engloba a Ópera de Arame, a Pedreira Paulo Leminski e o Farol da Cidade. | Carlos Ruggi/SMCS/Arquivo

“Curitiba irá honrar para sempre o nome de Jaime Lerner, merecedor de nosso mais profundo respeito. Aquele que transformou uma pedreira, uma cicatriz urbana, em um palco para a difusão e democratização cultural, terá a sua memória lembrada e cultuada junto às suas obras”, comenta o prefeito Rafael Greca, em nota.

O anteprojeto do memorial Jaime Lerner será desenvolvido em conjunto por equipes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]