Pensar o futuro

Arquitetura

Desigualdades socioeconômicas e ambientais são temas da Trienal de Arquitetura de Lisboa

HAUS
17/10/2022 20:24
Thumbnail
Até 5 de dezembro, questões urgentes do nosso tempo balizam as discussões, exposições e premiações da Trienal de Arquitetura de Lisboa (Portugal). O evento, realizado desde 2007, é um grande fórum de debate, reflexão e divulgação. Em 2022, joga luz sobre as alterações climáticas e as desigualdades socioeconômicas e ambientais sob a curadoria geral de Cristina Veríssimo e Diogo Burnay e o tema Terra. A proposta é apresentar uma declaração de intenções e um apelo à ação.
Faz isso a partir de quatro exposições centrais. A primeira, batizada "Multiplicidade", por Tau Tavengwa e Vyjayanthi Rao, apresenta por meio de vídeos, maquetes, ilustrações, desenhos e fotografia, como a arquitetura e o design são convocadas a responder a esses diferentes fluxos e em que medida estão à altura daquele desafio em escalas micro e macro.
Os curadores Cristina Veríssimo e Diogo Burnay
Os curadores Cristina Veríssimo e Diogo Burnay
Em "Retroactivar", Loreta Castro Reguera e Jose Pablo Ambrosi discutem como as cidades, que abrigam um terço da humanidade, estão deterioradas e marginalizadas. A intenção é despertar o interesse dos projetistas por essa "cidade quebrada" e pelas possibilidades de intervenção nelas com projetos que resgatem a dignidade espacial e o sentimento de pertencimento, respondendo às necessidades e aos serviços básicos por meio de equipamentos públicos.
O modelo circular, que visa dar vida nova a matérias-primas que antes seriam descartadas, é o tema central da mostra "Ciclos", por Pamela Prado e Pedro Ignacio Alonso. Para isso, apresenta estratégias materiais nas práticas arquitetônicas contemporâneas que migram do modelo linear para o circular, na busca pela sustentabilidade, economia e memória.
Sem titulo, série Open Space Office, Portugal, 2011
Sem titulo, série Open Space Office, Portugal, 2011
Por fim, "Visionárias", por Anastassia Smirnova com SVESMI, traz para os holofotes nomes da arquitetura, das artes, do design e da ciência que atuam para mudar o mundo de forma sistemática.
Mais informações e o calendário completo sobre a Trienal de Arquitetura de Lisboa no site oficial do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!