Tecnologia na construção civil

Arquitetura

Digitalização ajuda a controlar o acesso a obras durante a pandemia

Silvio Etges, especial para HAUS
10/08/2020 14:06
Thumbnail

Foto: Bigstock

Pilar da economia brasileira, a construção civil segue atuando durante a epidemia, mesmo com precauções como a adoção de medidas de turnos entre equipes, distanciamento social e home office do setor administrativo. Segundo o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), 88% das obras no país seguem e um dos grandes desafios das construtoras é garantir a segurança dos colaboradores nesse período.
Mais do que nunca, ter controle sobre os acessos ao canteiro de obras e registros atualizados sobre a distribuição de equipamentos de segurança é um fator preponderante para evitar a suspensão dos serviços.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Neste cenário, a digitalização de processos é um diferencial que mantém o ritmo de trabalho sem alterações e com os devidos cuidados. Ter controle em tempo real sobre os acessos ao canteiro de obras não só traz mais segurança à rotina da empresa como tem sido uma medida essencial para a preservação da saúde dos profissionais que atuam no segmento.
Um levantamento realizado na plataforma de mobilidade para gestão do canteiro de obras Mobuss Construção aponta que durante a pandemia o Portal do Fornecedor é uma das três funcionalidades mais utilizadas pelas construtoras do país que utilizam a solução. Isso porque ele permite ao empreiteiro entregar os documentos necessários no formato digital, tanto da empreiteira quanto dos seus colaboradores.
Os empreiteiros podem entregar a documentação digitalmente - tanto a inicial quanto a periódica - dando agilidade ao processo de gestão de fornecedores da construtora, evitando assim processos manuais de controle e digitalização.
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock
Atualmente, em tempos de pandemia, manter o distanciamento social (quando possível) sem prejudicar a operação já é muito bom. Quando uma construtora opta em utilizar o Portal de Fornecedores, ela aumenta a produtividade, pois melhora efetivamente a performance do processo.
Com o controle de acesso integrado à documentação, o cenário é de maior segurança e controle. Esta solução adotada pelas construtoras visa garantir efetivamente que aqueles que entram na obra estão com a documentação em dia. Além da documentação, é possível barrar o acesso de colaboradores sem treinamentos ou EPIs obrigatórios em dia.
E toda a informação fica disponível num painel por obra, dando a devida transparência do processo para todos os interessados. Se a digitalização já era uma frente que vinha crescendo no setor da construção, a pandemia sem dúvidas se tornou um acelerador da digitalização no canteiro de obras. A experiência de quem agora passa a digitalizar processos por força maior vai deixar claro quão fundamental é a tecnologia dentro deste setor, para que ele possa seguir crescendo.
*Silvio Etges é gerente de produtos da Teclógica, empresa que desenvolve o Mobuss Construção, um software de mobilidade para gerenciar os processos construtivos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!