Bastante danificada, estação ferroviária de Morretes vai ser completamente restaurada

Patrimônio Cultural Ferroviário será restaurado pelo escritório Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores e bancado pela Rumo Malha Sul, que detém a concessão do imóvel da União

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

por Luan Galani

27/03/2018

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A Estação Ferroviária de Morretes, um dos principais pontos turísticos do Paraná, e seus dois anexos (frutaria e depósito) vão ser inteiramente restaurados até o final deste ano. O projeto, assinado pelo escritório Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores e bancado pela Rumo Malha Sul, que detém a concessão do imóvel da União, vai recuperar as características originais do prédio, como a cor ocre do edifício, as portas e janelas históricas, os tijolinhos da época, o piso de granitina e o brasão colorido da RVPSC. Indiretamente, a intervenção em mais de 1.163 m² também vai auxiliar na revitalização da região central da cidade.

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

Além disso, a obra vai aumentar a plataforma de desembarque de 90 para 125 metros para desafogar o trânsito do centro da cidade, revitalizar as calçadas do entorno e incluir acessibilidade em toda a área. Todas as informações do projeto, que já foi homologado pelos órgãos de patrimônio devidos, constam no processo público de intervenção em bem tombado registrado na plataforma do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O valor total do restauro e readequação não foi informado pela Rumo.

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

A estação existe desde 1883, mas seu prédio original foi substituído por um novo edifício de concreto e alvenaria em estilo art déco na década de 1950, assinado pelo engenheiro civil Carlos Barontini, no governo de Getúlio Vargas, que mais tarde, em 2013, veio a ser tombado junto com o centro histórico de Morretes pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Paraná e valorado pelo Iphan como bem do Patrimônio Cultural Ferroviário.

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

De acordo com o escritório que fez o projeto de restauro, a última reforma completa na estação aconteceu em 2009, e a atual não faz parte de qualquer medida compensatória ou mitigadora. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), todas as estações ferroviárias operacionais que constam no contrato de arrendamento para a Rumo devem ser conservadas pela concessionária. Mas a assessoria de imprensa do órgão não soube precisar quantas estão sob os cuidados da empresa.

Procurada pela reportagem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também não soube indicar quantos estações estão com a Rumo e solicitou que HAUS procurasse a própria concessionária para descobrir o número.

Apesar de ser uma boa notícia para o estado do Paraná e para o município de Morretes, a Rumo se restringiu a comentar o caso com a seguinte nota, que segue na íntegra: “A Rumo esclarece que está desenvolvendo um projeto de restauração da Estação Ferroviária de Morretes, que vai além de sua obrigação de manter a manutenção do local, com o objetivo de realçar e preservar a memória e a história da ferrovia. Este projeto está em tratativas com os órgãos responsáveis.”

Após a publicação da reportagem, a Rumo informou que tem atualmente 367 estações em funcionamento.

Veja mais imagens de como deve ficar a Estação de Morretes

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

Imagem: Varínia Schwartz Arquitetura e Interiores/Rumo Malha Sul/Divulgação

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