974

Arquitetura

Estádio mais icônico da Copa do Mundo do Catar dá adeus ao mundial

HAUS
06/12/2022 14:37
Thumbnail

Estádio 974 será desmontado a partir de hoje, no Catar. | Reprodução/Fifa

A Copa do Mundo ainda está na fase de oitavas de final, mas algumas de suas estruturas já começam a dar adeus a este que, sem dúvida, foi um dos mundiais mais singulares de todos os tempos.
O estádio 974, construído na região portuária de Ras Abu Abboud, começa a ser desmontado (isso mesmo, você não leu errado) hoje, um dia após a partida realizada ali em que a seleção brasileira garantiu sua vaga nas quartas de final sobre a Coréia do Sul.
Considerado o estádio mais sustentável de todas as Copas, o Estádio 974 foi erguido todo com contêineres e aço reciclável e apresenta uma arquitetura e estética inovadoras, assinada pelo escritório de arquitetura espanhol Fenwick Iribarren. Participaram, também, os engenheiros estruturais alemães da Schlaich Bergermann Partner e a consultoria de engenharia inglesa Hilson Moran.
A escolha dos materiais, inclusive, dialoga com a localização do 974, uma vez que ele é o único das estruturas montadas para o mundial à beira-mar, referenciando a proximidade com o porto e o comércio marítimo do país. Além disso, o 974 contabiliza o número exato de contêineres reaproveitados na obra e remete, ainda, ao código telefônico do Catar.
Localização à beira-mar e soluções arquitetônicas dispensaram o uso de ar-condicionado no estádio.
Localização à beira-mar e soluções arquitetônicas dispensaram o uso de ar-condicionado no estádio.

Modular e sustentável

Há quem estranhe o jeitão inusitado. Há quem reclame do calor dentro de suas instalações. E há muitos que não perderam a oportunidade de admirar os feitos da engenharia e da arquitetura e de registrar sua presença em frente ao monumental Estádio 974.
O que não se pode negar, no entanto, é o caráter sustentável e alinhado aos novos tempos que o escritório Fenwick Iribarren trouxe para o estádio, que compartilha a atenção com outros assinados por gigantes da arquitetura mundial, como o Estádio Al Janoub, por Zaha Hadid Architects + AECOM, e o Estádio Lusail, por Foster + Partners e Populous, para citar alguns.
A começar pela construção em módulos, que barateia os custos de obra (os valores não foram revelados pela Fifa) e permite que suas partes possam ser desmontadas e reaproveitadas, como ocorre a partir de hoje. A previsão inicial é a de que telhados e arquibancadas sejam utilizadas em parques públicos. Outras informações dão conta de que toda a estrutura do estádio seguirá para o Uruguai, onde será remontado, caso o país seja o escolhido como sede da Copa do Mundo de 2030.
Construção modular com contêineres trouxe sustentabilidade à obra.
Construção modular com contêineres trouxe sustentabilidade à obra.
A reutilização dos contêineres, que há tempos ganha espaço como solução estrutural que traz celeridade às obras, de pequeno a grande porte, é outra característica louvável. Isso porque, além de dar um novo uso ao material que seria descartado passada a vida útil deles no transporte marítimo, o aço é um material reciclável, que pode ser transformado em uma infinidade de outros produtos.
Por fim, o projeto dispensou o uso de aparelhos de ar-condicionado (sim, mesmo em um país desértico no qual as temperaturas são elevadas). A solução adotada para refrigerar as arquibancadas e outros espaços de circulação veio de uma opção comum à boa arquitetura: a ventilação natural. Ela se aproveita da brisa que vem do mar e atravessa o estádio por meio de lacunas deixadas em sua estrutura.
Todas essas características fizeram com que o Estádio 974, com capacidade para 44,089 pessoas, fosse reconhecido com cinco estrelas pelo Sistema de Avaliação de Sustentabilidade Global.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!