Saudades da Copa? Confira a arquitetura dos 8 estádios de Catar 2022

Copa do Catar em 2022 vai contar com oito estádios, alguns deles assinados por arquitetos mundialmente renomados como Zaha Hadid e Ibrahim Maidah

Estádio Al Thumama, assinado por Ibrahim Maidah, explora história, simbolismo e cultura do Catar. Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

por Aléxia Saraiva

17/07/2018

compartilhe

A Copa do Mundo na Rússia acabou domingo, mas a saudade já bateu e fica a dúvida: falta muito para a próxima? A edição de 2022 acontece no Catar de 21 de novembro a 18 de dezembro, e promete maravilhar seus espectadores com seus estádios. São oito projetos no total: alguns deles ainda serão construídos, outros que já existem e estão passando por restauro.

Conheça abaixo os projetos dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022:

Lusail Stadium

Foto: Qatar 2022 Bid

O estádio que recebe as cerimônias de abertura e encerramento, além da própria final, está sendo construído junto à própria cidade que o abriga: Lusail. Uma empreitada de 45 bilhões de dólares está levantando toda a infraestrutura ao redor do principal estádio da Copa de 2022, localizado a 15km da capital, Doha. Dessa maneira, seu design foi pensado para ser o centro principal deste novo ponto no mapa do Catar. Com capacidade para 86 mil pessoas, ele é assinado em conjunto pelos escritórios Manica Architecture e Foster + Partners.

Foto: Qatar 2022 Bid

Al Bayt

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

O estádio de Al Bayt, na cidade de Al Khor, traz como inspiração o formato de tendas beduínas feitas em lona chamadas Bayt Al Sha’ar — de onde também ganha seu nome. Elas eram usadas por povos nômades que historicamente habitaram a região do Catar.

A cor preta predominante do estádio ganha contraste com listras brancas horizontais ao seu redor, que nas tendas originais eram uma forma de demonstrar à qual tribo ou família ela pertencia. Seu interior, em vermelho, também mimetiza o efeito das tendas. Dos oito estádios, é o maior: tem espaço para 60 mil pessoas, e vai receber uma das semi-finais. O projeto é assinado pela Aspire Zone Foundation.

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Ras Abu Aboud

Feito com contêiners, estádio terá capacidade para 40 mil pessoas. Foto: Comitê de Execução e Legado / Divulgação

O projeto do estádio Ras Abu Aboud, assinado pelo escritório espanhol Fenwick Iribarren Architects, já deu o que falar antes mesmo de começar a ser erguido: feito a partir de contêineres reciclados, sua construção é rápida e permite que o estádio possa ser desmontado e transportado para outro local após o evento.

40 mil espectadores poderão assistir às partidas na edificação. O Ras Abu Aboud ficará em um terreno à beira-mar de 450 mil m². Sua construção será feita a partir de uma série de blocos modulares que remetem ao entorno portuário do estádio.

LEIA TAMBÉM

Copa de 2022 no Catar terá estádio 100% desmontável e feito de contêineres

Al Thumama

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Um dos principais estádios da futura Copa, o Al Thumama tem o design carregado de cultura árabe. Desenhado pelo arquiteto catariano Ibrahim Jaidah, sua fachada é inspirada na trama da gahfiya, uma touca branca que compõe o vestuário masculino tradicional muçulmano. Sua simbologia é ligada às virtudes da dignidade e liberdade, que no projeto também se relacionam ao próprio Catar.

Localizado a 12 km da capital Doha, o estádio terá espaço para 40 mil espectadores. Outro destaque fica por conta do seu sistema de climatização. Mantendo a temperatura interna de 18ºC durante todo ano, possibilitando seu uso em todas as estações.

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Al Wakrah

Foto: AECOM

Com design assinado pelo escritório da arquiteta Zaha Hadid, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, morta em 2016, o Al Wakrah foi projetado para lembrar as tradições marítimas locais, usando ondas na cobertura e madeira no interior, produzindo o efeito de estar dentro de um barco. Os arcos da estrutura do telhado chegam a ter 230 metros de comprimento. A simbologia do desenho inspira inovação e ambição.

O estádio terá capacidade para 40 mil pessoas, se localiza na cidade de Al-Wakrah e vai receber jogos até as quartas de final.

LEIA TAMBÉM

Zaha Hadid: a arquitetura da rainha das curvas

Foto: AECOM

Al Rayyan

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Assinado em parceria pelos escritórios AECOM, Ramboll e Pattern Design o estádio com capacidade para 40 mil pessoas traz como destaque padrões tradicionais árabes na fachada que lembram o próprio relevo do país. Ele se localiza na cidade homônima, nos subúrbios desérticos de Doha, onde antes ficava o estádio Ahmed Bin Ali. O Al Rayyan tem painéis fotovoltaicos para otimizar seu consumo de energia através da produção própria de energia solar.

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Qatar Foundation

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Também conhecido como Education City Stadium, o centro esportivo foi construído para inspirar conhecimento e educação — afinal, se localiza ao redor das melhores universidades do Catar, em Doha. Da capacidade total de 40 mil pessoas, metade será doada a pessoas de países em desenvolvimento, como forma de estímulo. Seu formato lembra o de um diamante, refletindo o sol durante o dia e ajudando a se auto-iluminar durante a noite. O projeto é parceria de RFA Fenwick Iribarren Architects e Astad Project Management.

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

Khalifa International Stadium

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

O Khalifa International Stadium foi um dos estádios a serem renovados para a Copa de 2022, com projeto assinado pela Aspire Zone Foundation. Ele foi construído em 1976 e é um dos mais tradicionais centros esportivos do país, já tendo recebido uma série de eventos internacionais. Depois da reforma, o estádio ganhou um formato moderno com arcos duplos que representam fluidez. Por dentro, todas a área do público é protegidas por uma espécie de dossel. O controle climático também é destaque, com tecnologias avançadas de resfriamento.

Foto: Supreme Committee for Delivery and Legacy

LEIA MAIS

Copa do Mundo 2018 inspira coleção de pôsteres com temática que une Brasil e Rússia

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você