Evento gratuito traz fotógrafo português para participar de concurso, oficina e palestra sobre petit-pavé

"Calçadas Portuguesas: A arte sob nossos pés" acontece dias 28 e 29 de agosto na FAE Centro Universitário

As calçadas de mosaico português ou petit-pavé, presentes em Portugal e vários outros países, são marca registrada do centro de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

As calçadas de mosaico português ou petit-pavé, presentes em Portugal e vários outros países, são marca registrada do centro de Curitiba. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

por HAUS

27/07/2018

compartilhe

Calçamento tradicional presente nas cidades desde o Império Romano, o petit-pavé divide opiniões também em Curitiba. Também conhecido como mosaico português, a calçada é considerada por especialistas como patrimônio cultural e será tema de um grande evento nos dias 28 e 29 de agosto, com concurso de fotografia, duas oficinas de desenho e palestra com o prestigiado fotógrafo português Ernesto Matos, entre outros convidados.

Batizado de “Calçadas Portuguesas: a arte sob os nossos pés”, o evento será realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro Universitário, em parceria com o Observatório do Patrimônio Cultural de Curitiba.

Foto: Fred Kendi/Gazeta do Povo/Arquivo

>>> Jaime Lerner discorda de Doria e defende pedras portuguesas em SP

Em Curitiba, de acordo com o arquiteto Key Imaguire Junior, sumidade em história da arquitetura, as calçadas de petit-pavé estão mal conservadas, sem condição de apreciação. “A presença desse calçamento aqui é particularmente importante por ser o único remanescente do Movimento Paranista das primeiras décadas do século 20“, explica o professor decano da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Todas as questões de acessibilidade precisam ser providenciadas, conforme as regras, mas também precisa-se atentar para a importância cultural e histórica dos mosaicos”, lembra Key.

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

O concurso de fotografia será online, pelo Instagram, através de uma hashtag específica, em que os participantes poderão divulgar seu olhar sobre as calçadas de Curitiba. Depois de visitas técnicas, o fotógrafo português convidado vai escolher uma das fotos para ser premiada no dia da palestra principal, como conta Adriane Cordoni Savi, coordenadora do curso de Arquitetura da FAE.

Veja a programação e faça as inscrições aqui.

LEIA TAMBÉM

Bancos em formato de pinhão poderão ser utilizados nos pontos de ônibus de Curitiba

No Sofá da Haus discute lighting design contemporâneo e inaugura loja de iluminação em Curitiba

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você