Arquitetura

Google mapeia potencial de energia solar dos telhados de casas e prédios

Luan Galani
20/08/2015 17:36
Thumbnail

Projeto utiliza Google Maps para medir potencial de energia solar. Foto: Project Sunroof/Reprodução

Nunca foi tão fácil aderir à energia solar. Como muitos especialistas garantem, o investimento inicial pode ser alto, mas, a longo prazo, os custos caem consideravelmente. Agora é até possível saber quanto você pode economizar usando painéis solares. É só perguntar para o Google.
O Projeto Sunroof utiliza o Google Maps para mostrar o potencial de energia solar dos telhados e casas. O programa calcula quanta luz natural as coberturas recebem, levando em conta o ângulo do telhado, a meteorologia e a presença de chaminés e árvores, que ocasionalmente podem fazer sombras. E também calcula quantos painéis são necessários e o quanto cada um pode economizar na conta de luz.
Há poucos dias a tecnologia está disponível, e, por enquanto, somente para algumas áreas de São Francisco, Fresno e Boston, nos Estados Unidos. A intenção é expandir o alcance da tecnologia para todo o globo.
Segundo o Google, a meta é ajudar a diminuir o consumo de energia vinda de combustíveis fósseis, mostrar as vantagens de instalar as células fotovoltaicas e se tornar uma ponte entre os usuários e as empresas, pois a ferramenta também conecta as pessoas às empresas que instalam os sistemas fotovoltaicos.
Veja o vídeo do projeto logo abaixo!

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!