Ponte Preta, ícone amado e odiado de Curitiba, será revitalizada com praça suspensa

Ainda não existe data ou projeto para a intervenção garantida pelo prefeito Rafael Greca (PMN)

Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

por Luan Galani

28/06/2018

compartilhe

O prefeito Rafael Greca (PMN) anunciou no último dia 25 que irá viabilizar uma praça suspensa na área fronteira ao novo campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Rebouças, e revitalizar a Ponte Preta.

Porém, a ideia prometida pelo prefeito ainda está apenas em estudo dentro da entidade, como informa o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Procurados pela reportagem, a regional paranaense do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura do Paraná afirmam desconhecer qualquer novo projeto para a ponte.

O engenheiro Sérgio Braga, superintendente de infraestrutura da UFPR, também não tem qualquer informação sobre a proposta de Greca. “É algo interessante a ser feito, que pode dar uma destinação ainda mais nobre do que temos hoje. Mas vai ter que ser um projeto que envolva a prefeitura, a universidade e o Iphan”, pontua.

Foto: Facebook/Reprodução

Em 2013 a Ponte Preta já havia sido revitalizada (restauro e instalação de uma passarela para pedestres conectando o imóvel da antiga Rede Ferroviária Federal ao empreendimento do outro lado da rua). A obra foi requisitada como medida compensatória da Thá Incorporadora para a construção do 7th Avenue.

A ponte – construída em 1944 para substituir outra ponte que não sustentava mais o tráfego da ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba – está incluída no tombamento estadual do conjunto formado por ela e pela estação ferroviária de Curitiba, que hoje abriga o Museu Ferroviário.

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Google lança aplicativo que aposenta a fita métrica convencional

Colchão macio demais pode ter causado mal jeito na coluna de Marcelo; saiba como escolher o seu

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você