i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Oscar Niemeyer errou, e por isso foi um arquiteto perfeito

  • PorAndré Prevedello
  • 19/02/2021 10:21
Niemeyer
Museu de Arte Contemporânea, MAC, Niterói.| Foto: Wagner Kiyoshi

Oscar Niemeyer, uma homenagem

O elevador cria um mundo de expectativas quando se está chegando na cobertura de um ícone da arte do século 20. Seus mais de 100 anos representam ter vivido guerras, ditaduras e mais de 30 presidentes. Adentro a sala e um banho de luz natural ofusca minha visão que, ao se acostumar, percebe a grandeza da vista de Copacabana. Contudo, ver nas paredes dezenas de croquis que representam boa parte da arquitetura brasileira e mundial causa espanto e admiração. O ano era 2008. Eu e três amigos arquitetos havíamos recebido um prêmio por um projeto arquitetônico com algumas curvas que buscavam se relacionar com a paisagem. Esse foi apresentado ao paulista Décio Tozzi, amigo de Niemeyer. Tozzi ligou para Niemeyer agendando uma conversa dos quatro jovens arquitetos com o mestre.

Após cerca de 10 minutos somos levados ao seu escritório. Foi como se estivéssemos entrando na cozinha de um importante restaurante. Aqui que diversos projetos de tamanha relevância para minha formação arquitetônica foram criados. O escritório é um verdadeiro ateliê com quadros, canetas, desenhos técnicos, croquis, charutos, fotos de mulheres nuas, livros e objetos de arte. Tudo se espalha, se sobrepõe, criando a impressão de que estamos na mente do mestre. Minha posição é de total deslumbramento. Automaticamente a vontade questionadora dispara em minha mente sobre diversos assuntos.

Conheça o Portfólio HAUS

Aos 100 anos, sua lucidez criativa gerou momentos de extrema admiração. Pergunto para o mestre que projeto é este pendurado na parede. O mestre responde que é o projeto para a fundação Oscar Niemeyer e completa, sua curvatura acontece por questões acústicas. Que belo raciocínio arquitetônico tridimensional. Ao mesmo tempo, é uma forma pura, de fácil apreensão e leitura, mas ainda assim monumental.

Muito se criticou a arquitetura moderna por perder muita da monumentalidade que outros estilos arquitetônicos possuíam, principalmente a arquitetura neoclássica, de imperadores à la Bonaparte. A arquitetura moderna brasileira insere uma monumentalidade local e sem a necessidade de imposições. Nossa vanguarda ao modelo tropicalismo aceitou o patrocínio do estado sem a necessidade única de representá-lo. Afinal, nossa história ainda em formação de identidade foi e continua hoje sendo multifacetada.

Niemeyer em Curitiba, 2002.
Niemeyer em Curitiba, 2002.| André Prevedello

Niemeyer é parte dessa história. Dos nossos poucos mais de 200 anos de estado independente, Niemeyer viveu mais de 100. Trabalhou e projetou por mais de 70 anos. Só isso já seria suficiente para classificarmos de pobres de espírito aqueles que criticam o mestre com desculpas funcionais. É claro que sua arte está acima de guarda-corpos.

Não há dúvidas de que vários projetos se destacam no entorno como um monumento que está acima da cidade. Mas isso não pode ser generalizado, vide exemplos belíssimos de integração urbana como o MON (Museu Oscar Niemeyer) e o edifício sede do partido comunista em Paris. Os pequenos de espírito criticam a manutenção em seus edifícios. Ora, uma catedral barroca ou gótica possui tanta complexidade quanto a catedral de Brasília. São esforços coletivos que nos fazem humanos.

Essa é a maior característica que ressalto no mestre. Ele é humano, ele erra. A praça do Memorial da América Latina em toda sua escassez de urbanidade foi um erro, humano e, como já disse Mário de Andrade, toda perfeição em arte significa destruição. Não tornemos o artista um Deus já que mesmo Deus é uma invenção humana. O gênio etimologicamente está conectado com o conceito de divindade, assim, prefiro o adjetivo “mestre”, que concentra sua capacidade em algumas obras, não em todas. E, convenhamos, nessas somos elevados a outro patamar.

Niemeyer projeta contra a ideologia do estilo a qual deve ser esquecida. Devemos compreender que a construção responde a um contexto histórico com características formais e espaciais que variam no tempo. Não acredito em um “estilo” Niemeyer e sim que o mestre aplicava valores que ele acreditava serem importantes para a época. Como Ferreira Gullar escreveu: “ele não faz de pedra nossas casas, faz de asa”.

*André Prevedello é arquiteto, urbanista, músico e artista. É fundador e diretor do escritório AP Arquitetos.

Conteúdo editado por:Luan Galani
5 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 5 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celito Medeiros

    21/02/2021 16:30:10

    Sim, Gênios podem ser avaliados em ter errado, por quem erra em não saber avaliar a genialidade, que em seus ditos erros, existem defesas que também deveriam ser compreendidas. Sou ateu como o foi o Comunista Niemeyer, porém sou Espiritualista, penso que todos são um Deus em si, em contemplação Espiritual da base de origem onde todos eram infinitos, eternos e assemelhados. Pecou Oscar em sua própria Genialidade, em se deixar contaminar, como no caso do MON, minha opinião contrasta e tenho vergonha da maneira como o projeto foi conduzido e que continua longe dos reais objetivos. Não visitei o MON e não o farei, minha homenagem! Mestre foi meu colega de curso Celso Luiz Prevedello, 'Genial'.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Paulo Roberto Pinheiro

      21/02/2021 14:46:19

      Niemeyer odiava a elite burguesa e adorava a expressão "dos bacana". O problema era que ele morava no bairro "dos bacana", se tratava no hospital "dos bacana, tinha mesa cativa no restaurante "dos bacana". Ia para o trabalho em um carro "dos bacana", que o levava para o escritório, situada na cobertura de um prédio "dos bacana", de frente para a praia "dos bacana". Mas "bacana" eram os outros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • V

        VICTOR HUGO RAMAO FERNANDES

        21/02/2021 14:17:01

        Deus não é uma invenção humana e o fato de expressar esse erro monumental explica sua admiração pelo feio. É simples: quem não ama a verdade não pode reconhecer o belo. Niemeyer fez incríveis obras feias. Tudo feio. Obras que dizem pouco da fragilidade humana, pois, ao contrário, são soberbas, são justamente a tentativa estranha de divinização do homem. Lembram as obras de Dalí, mas até em Dalí vemos o sofrimento humano, as lutas humanas. Niemeyer transformou a arquitetura num templo narcisista das utopias: um assalto contra a verdade!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          José Luiz A. C.

          21/02/2021 13:25:18

          Oscar Niemeyer faltou às aulas sobre conforto térmico. Que o digam os usuários dos prédios projetados por ele.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            HENRIQUE ARANTES

            19/02/2021 18:21:37

            O memorial da américa latina, uma obra encomendada na gestão orestes quércia, um sujeito que saiu do nada e enriqueceu incrivelmente na política, é no mínimo uma abominação, uma bestialidade. Não dá pra chamar de gênio alguém que projetou aquela monstruosidade. Como se não bastasse, o sujeito também enriqueceu atendendo a demandas de ditadores homicidas, ladrões e delinquentes intelectuais de toda monta. Poderia dizer simplesmente que foi contratado, mas foi além disso. Propagandeava e parecia admirar os regimes tirânicos e corruptos de seus contratantes. Não discuto os méritos arquitetônicos/ técnicos desse senhor. Mas a pessoa pública, o cidadão ON, francamente...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            Fim dos comentários.