i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Com reflexões sobre arquitetura e cidade, Instituto Jaime Lerner é novo colunista de HAUS

  • PorSharon Abdalla
  • 16/10/2020 16:41
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná
Jaime Lerner, arquiteto e urbanista, fundador do Instituto Jaime Lerner, Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Décadas já se passaram desde que as soluções urbanas implementadas na Curitiba de outrora fizeram da cidade modelo para o mundo e, ainda assim, o nome Jaime Lerner segue como referência quando o assunto é inovação no espaço urbano.

Siga a HAUS no Instagram!

Seja pelo sistema de transporte no modelo BRT, copiado por mais de 200 cidades mundo afora, pelos parques públicos, pelo privilégio ao pedestre com o fechamento da Rua XV de Novembro para os carros, algo tão em voga atualmente, mas realizado lá atrás, na década de 1970, o arquiteto e urbanista, eleito como o segundo mais influente do mundo pela Planetizen, segue reconhecido e solicitado nacional e internacionalmente e em plena atividade criativa para pensar e propor soluções simples, as quais chama de acupuntura urbana, para os complexos problemas das cidades.

E é esse olhar microscópico para este organismo tão pulsante quanto os centros urbanos que estará no foco da coluna que Lerner, juntamente com o time do Instituto que leva seu nome, passa a assinar em HAUS.

Mensalmente, o Instituto Jaime Lerner irá se debruçar sobre soluções, iniciativas e propostas, passadas e atuais, realizadas em Curitiba, no Brasil e no mundo, que possam tornar nossa cidade melhor em todos os âmbitos que compreendem a vida nos grandes centros.

"Existe um sentimento de muita alegria em poder ter um espaço para discutir questões sobre as cidades e falar sobre Curitiba, trazer os profissionais que construíram a cidade que conhecemos hoje e discutir soluções para o futuro. É muito raro de se encontrar uma plataforma que ofereça e que entenda a importância de se discutir a cidade como um todo", avalia o arquiteto Felipe Guerra, do Instituto Jaime Lerner. "A ideia não é ser uma coluna técnica, mas sim [um espaço] para que todos entendam e se reconheçam como cidadãos", completa.

Pinó chega à casa do assinante Gazeta do Povo em 19 de outubro
Pinó chega à casa do assinante Gazeta do Povo em 19 de outubro| Thapcom/Reprodução

Isso se dará por meio de textos produzidos tanto por Lerner quanto por membros de sua prestigiada equipe, mas também por análises e reflexões feitas por convidados igualmente capacitados para aprofundar e provocar a discussão sobre as cidades que queremos para hoje e para o futuro.

"É importante a gente contar como tudo aconteceu até para termos uma visão maior de futuro. As soluções técnicas utilizadas em Curitiba foram extremamente simples, por isso elas deram tão certo. O que queremos é continuar discutindo que soluções simples são essas que podemos trazer para o futuro", acrescenta Guerra.

A primeira dessas discussões, proposta e assinada por Jaime Lerner, circula a partir desta segunda-feira (19) na nova revista da Gazeta do Povo, a PinÓ, que será entregue aos assinantes do jornal. O conteúdo também será disponibilizado e poderá ser acessado pelo site de HAUS.

Bem-vindo Instituto Jaime Lerner! E para você que nos acompanha, uma ótima leitura!

3 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 3 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Celito Medeiros

    ± 0 minutos

    Considero o melhor Arquiteto Urbanista do mundo, isto é fato, contestar isto é impossível. Não faço referência política, o grande mestre também foi traído por um certo Judas. Lerner é capaz de projetos sensacionais, aliás, assim foram todos os que assinou.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Araucária

      ± 21 horas

      O rei do pedágio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcelo

        ± 21 horas

        Excelente!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        Fim dos comentários.