Arquitetura

Instituto Tomie Ohtake concederá viagens internacionais a vencedores de prêmio

HAUS
15/03/2017 21:17
Thumbnail

Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Foto: Nelson Kon/Divulgação

Buscando projetos significativos na produção arquitetônica contemporânea e promovendo iniciativas no campo da arquitetura, do urbanismo, das artes plásticas e do design, o Instituto Tomie Ohtake e AkzoNobel, multinacional holandesa que atua nos segmentos de tintas e que possui no portfólio marcas como Coral, Sikkens, International, Interpon e Eka, abrem as inscrições para a 4ª edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel no próximo dia 23.
Como critérios fundamentais que norteiam o concurso de 2017, será observado nos projetos a relação urbana e o comprometimento com o sítio de implantação e a sustentabilidade, assim como a inventividade projetual e construtiva dos profissionais.
O concurso é destinado a arquitetos brasileiros ou estrangeiros, que vivam no Brasil há pelo menos 2 anos. A idade máxima de participação é 45 anos, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1972, e os projetos devem ter sido concluídos nos últimos dez anos. É possível inscrever mais de um projeto, assim como se inscrever por escritório ou coletivo de arquitetos.
O prêmio é uma homenagem à artista plástica Tomie Ohtake, uma das figuras mais relevantes da história da arte brasileira. Foto: Reprodução
O prêmio é uma homenagem à artista plástica Tomie Ohtake, uma das figuras mais relevantes da história da arte brasileira. Foto: Reprodução
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de abril, no site do instituto, onde há mais informações sobre o edital do concurso, premiação e outros detalhes. O júri da edição 2017 será formado pelos arquitetos Carla Juaçaba, Gustavo Penna, Nabil Bonduki e Priscyla Gomes, que selecionará os dez trabalhos finalistas.
Os projetos finalistas serão expostos na sede do Instituto Tomie Ohtake, entre 10 de agosto e 17 de setembro. Na inauguração do evento, serão anunciados os três projetos vencedores, que ganharão viagens internacionais. Paralelamente aos eventos, haverá uma mostra de filmes sobre arquitetura, projetada na fachada do edifício que abriga o Instituto Tomie Ohtake, e ações educativas para o público jovem que discutam sobre a relação das pessoas com a arquitetura e o urbanismo nos espaços que habitam.
Na edição passada do prêmio, o 1º lugar ficou com Pedro Tuma (Terra e Tuma Arquitetos Associados) com o projeto Casa Vila Matilde (São Paulo, SP, 2015), Nathalia Cantergiani (cantergiani+kunze Arquitetos) foi a segunda colocada, com o Edifício Península (Porto Alegre, RS, 2010/2013), e Alexandre Brasil Garcia (Arquitetos Associados) foi o terceiro, com a Galeria Maxita Yano Claudia Andujar (Inhotim, Brumadinho, MG, 2014/2015). Já Fabio Riff (Vapor 324), recebeu uma menção honrosa pelo Tuju Restaurante, em São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!