Arquitetura

Arquitetura

Integração de ambientes garante uso criativo e personalizado de apartamento pequeno

Click Textos, especial para HAUS
18/01/2023 20:13
Thumbnail

Área de home office pode ser aberta e fechada de acordo com a necessidade de uso do ambiente.

Projetos de arquitetura que interligam e otimizam espaços têm se tornado uma forte tendência no mercado. Com casas e apartamentos com metragens cada vez menores, é interessante buscar soluções que consigam trazer uma sensação de amplitude e mais funcionalidade para os cômodos.
Por essa razão, a procura pela integração de ambientes tem crescido,
especialmente entre o público que deseja ter uma casa ou apartamento mais confortável e preparado para a rotina moderna, seja com um espaço direcionado ao home office ou uma área social bem planejada para curtir momentos com a família e os amigos.
Na hora de preparar os ambientes para uma integração, vale a pena buscar inspiração em cases de sucesso no segmento da arquitetura e design de interiores. Em São Paulo, o projeto do “Apartamento Flua”, assinado pelas arquitetas Débora Terra e Jéssica Lucas, do Studio 92 Arquitetura, é um exemplo.
Com soluções criativas de ampliação do espaço e armazenamento, as profissionais conseguiram criar uma proposta fluida e dinâmica para o imóvel.

Integração de ambientes personalizada e criativa

A melhor forma de investir em um projeto de integração de ambientes é com ajuda profissional. Com o apoio de um arquiteto, fica mais fácil avaliar as necessidades do morador e projetar espaços realmente funcionais e aconchegantes.
No caso do “Apartamento Flua”, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, as arquitetas trabalharam para conectar os ambientes com criatividade e leveza.
Abertura da cozinha para o estar proporcionou sensação de amplitude ao espaço
Abertura da cozinha para o estar proporcionou sensação de amplitude ao espaço
“Vale muito a pena investir na integração de ambientes, principalmente com o objetivo de proporcionar amplitude aos espaços. No entanto, essa integração deve ser feita com consciência e de forma que se adapte ao dia a dia e rotina da casa”, explica a profissional.
Também é importante destacar que, quando necessário, vale criar soluções para fechar os ambientes onde o morador precisa ter mais privacidade. Neste caso, o ideal é buscar soluções flexíveis, como no projeto do “Apartamento Flua”, em que o home office foi pensado de maneira integrada com a sala de estar, mas com a possibilidade de ficar totalmente fechado.
“O Apartamento Flua é um case bem interessante, pois a moradora queria ter um home office com privacidade, mas que também pudesse ser utilizado, eventualmente, como quarto de hóspedes. Dessa forma, o cômodo seria adaptável, com mais de uma finalidade de uso”, destacam as arquitetas.

Como fazer a integração de ambientes de forma prática

Para fazer uma integração de ambientes prática e viável é necessário, em
primeiro lugar, avaliar o layout original do imóvel. Quando o objetivo é criar uma percepção de aumento do espaço útil, pode ser indicado quebrar paredes e introduzir novos elementos ao projeto.
“Quando visualizamos um projeto, a primeira coisa que fazemos é demolir todas as paredes que são possíveis e que façam sentido dentro do briefing que o cliente nos passou. Em seguida, estudamos a melhor forma de integração, usando artifícios como mobiliário, marcenaria e outros elementos”, explica Jéssica Lucas.
No projeto do “Apartamento Flua”, o estúdio de arquitetura buscou soluções para implementar uma linguagem mais uniforme e harmônica nos ambientes, pensando no imóvel como um todo, e não como cômodos isolados.
Todos os espaços do apartamento foram aproveitados para garantir a otimização de seus usos.
Todos os espaços do apartamento foram aproveitados para garantir a otimização de seus usos.

É possível ter integração de ambientes e privacidade no mesmo espaço

Como dito, o objetivo da proprietária do “Apartamento Flua” era deixar o home office “separado” do restante da casa em alguns momentos, mas sem comprometer o projeto de integração dos ambientes.
“Para separar o home office, existem várias soluções possíveis. No projeto Flua, demolimos uma parede do apartamento e semi-integramos o ambiente com uma porta de correr, pois, assim, a cliente conseguiria um isolamento total quando necessário, sem prejudicar a integração com o restante do imóvel”, destaca Jéssica.

Os benefícios de ter cômodos integrados

Um dos primeiros pontos positivos notados em apartamentos com integração de ambientes é o valor estético que o imóvel ganha. Os cômodos e a decoração ficam mais modernos e exclusivos. Além disso, a arquiteta Jéssica Lucas reforça outros benefícios deste conceito, como o melhor aproveitamento dos espaços.
“Um dos maiores benefícios da integração, além da amplitude, é o
aproveitamento da iluminação e ventilação natural, principalmente em
apartamentos pequenos e com quantidade de janelas reduzida. A integração traz mais conforto térmico e luminosidade”, reforça a especialista.

Como garantir mais fluidez a imóveis pequenos?

Buscar soluções inteligentes de integração de ambientes e de armazenamento é a melhor forma de garantir fluidez aos imóveis pequenos.
No projeto do “Apartamento Flua”, o escritório Studio 92 Arquitetura apostou na instalação de uma bancada de 4 m em "L" para separar a cozinha e a sala de estar, no uso de baús profundos para guardar objetos e em armários, uma prateleira vazada e um móvel multifuncional para compartimentar os cômodos. A decoração foi finalizada com peças coloridas e minimalistas, com uma linguagem moderna e industrial.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!