Arquitetura

Jardim Botânico terá café e escola de jardinagem após revitalização

Luan Galani
07/06/2018 20:47
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi | Gazeta do Povo

Símbolo de Curitiba, o Jardim Botânico da capital paranaense será completamente revitalizado até o primeiro semestre de 2019. A garantia vem do anúncio feito pelo prefeito Rafael Greca (PMN) nas redes sociais nesta quinta-feira (7). “Os serviços vão desde a limpeza da estrutura metálica, até a troca de vidros e aplicação de película protetora de raios solares”, explica o político.
Ele também revela que a estrutura localizada atrás da estufa — Espaço Cultural Frans Krajcberg — vai se transformar em novo espaço cultural. A intenção é instalar um café, uma escola de jardinagem e uma nova coleção botânica, com carramanchão de glicínias, espirradeiras, primaveras e plantas ornamentais, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O projeto está em fase de orçamento. O investimento total, ainda de acordo com a secretaria, que abarca a revitalização da estufa e do espaço cultural, pode chegar a R$ 2,6 milhões.
Estrutura do espaço Franz Krajcberg , no Jardim Botânico, esta abandonada .
Estrutura do espaço Franz Krajcberg , no Jardim Botânico, esta abandonada .
Ao lado da Rua 24 Horas e da Ópera de Arame, o espaço inaugurado na gestão Jaime Lerner (1989 a 1992) faz parte das criações de metal e vidro que deram a cara da Curitiba moderna.
Em entrevista de 2017 à HAUS, o arquiteto e urbanista Abrão Assad, que assina o projeto do Botânico, explicou que tal linguagem tinha por objetivo integrar as obras à paisagem do entorno, além de tornar a cidade mais acolhedora.
É comum se ouvir que a inspiração para o projeto da estufa veio do Palácio de Cristal, localizado em Londres. Assad alerta, no entanto, que isto é um erro. “Aquele desenho é irmão dos anteriores [das estações-tubo e da Rua 24 Horas] em ferro e vidro. Os jardins, com formas geométricas, são [inspirados] na bandeira de Curitiba.”

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!