LABmoda + Pátio Batel
Arquitetura
Nova pop up store do LABmoda no Pátio Batel permite fazer compras sem tocar em nada
Imagem: divulgação
Foi revelado em live na noite desta quinta-feira (30) o projeto vencedor do novo conceito de loja física de shopping para o pós-pandemia. O projeto escolhido por um júri especializado vai abrigar a nova pop up store do LABmoda, prestigiada plataforma de divulgação da moda autoral do Brasil, no shopping Pátio Batel, que é parceiro da iniciativa em Curitiba.
O projeto vencedor que será executado no espaço de 100 m² é das arquitetas Isabelly Zucco, 22, e Loren Dias, 23, da Lotta Arquitetura, escritório incubado no Atelier 1901, que oferece oportunidades para acelerar o ingresso de jovens arquitetos no mercado. O hackathon de arquitetura para o varejo foi orientado por Ismael Zanardini e Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio BaZa Arquitetura e Interiores, e como prêmio as duas arquitetas laureadas receberão R$ 7 mil, viabilizados pelo Pátio Batel. A loja abrirá no piso L2 do shopping e funcionará em novembro e dezembro deste ano.
O principal diferencial da solução proposta pela dupla é que o visitante poderá fazer compras de moda autoral sem tocar em nada, se assim desejar. Tudo poderá ser feito pelo próprio celular. "Nosso projeto utiliza soluções simples e baratas, aplicadas de uma forma diferente. Além disso, foi pensado para ser um espaço adaptável às diversas necessidades de shows, palestras e de loja mesmo", conta Loren em entrevista para HAUS.
A linguagem do projeto partiu do conceito de multiverso, um termo bastante utilizado pela física que compreende diversos universos paralelos hipotéticos. "O multiverso mostra que a nossa realidade não é o único modo de vida possível. Existem várias outras formas. E essa lição serve para o conceito de loja também", explica Isabelly também em entrevista exclusiva para esta reportagem.
Na toada da teoria física, surgiram as bolas de vinil pintadas de roxo e de diversos tamanhos, que formam o DNA principal da cenografia do espaço. O roxo também aparece nas iluminações cenográficas de shows e desfiles, bem como na pintura interna dos blocos da passarela da loja, dialogando muito bem com o branco do restante da área.
Entre as soluções, merece destaque a passarela modular de compensado, formada por blocos, que podem virar banquinhos ou serem movidos para outros lugares conforme a necessidade dos eventos. Sobre a passarela, banderolas teatrais transparentes que servem de tela para projeções e que podem ser suspensas nos momentos dos shows ou desfiles.
Outro destaque é um móvel pivotante para receber as peças de moda autoral, que pode ficar paralelo ou perpendicular ao balcão principal da loja, dando ainda mais liberdade ao espaço.
Na exposição das peças, diversas prateleiras suspensas de materiais transparentes, como acrílico ou policarbonato, que conseguem "brincar" de uma maneira excelente com a iluminação do projeto, e volumes rentes à parede, de MDF, que criam verdadeiros santuários para as roupas.
"São paineis paralelos à parede, onde as peças ficariam armazenadas, e só abaixariam [para o nicho de interação com o consumidor] por meio de automação, se a pessoa tiver interesse. Antes disso, a ideia é que nesse nicho vazio apareçam projeções, vídeos da marca e do autor das peças explicando suas narrativas", esclarece Isabelly "Depois de acionada, a pessoa pode tocar na roupa, se quiser. Deixamos essa opção."
Todos os mostruários terão também um QR code que levará para o e-commerce da loja, com todas as informações necessárias para compra. Tudo para evitar contatos desnecessários que possam transmitir a Covid-19.
E nos provadores, depois das pessoas experimentarem as roupas, as peças serão levadas para uma câmara de ozônio que, em até 20 minutos, consegue esterilizar todos os produtos.
A intenção das arquitetas não foi deixar a loja com uma cara futurística, mas mostrar uma opção viável, prática e afetiva cheia de tecnologia de ponta e inovação.
Integraram o júri que escolheu o projeto o idealizador do LABmoda, Rafael Perry; a curadora do evento, Aline Bussi; o superintendente do Pátio Batel, Fernando Bonamico; o idealizador da plataforma cultural Cartel 011, Cristian Resende; o arquiteto Felipe Guerra; a arquiteta e designer de moda, fundadora da marca Reptilia, Heloisa Strobel; e os jornalistas Luan Galani, de HAUS, e Julyana Oliveira, da Casa Vogue.