Patrimônio em madeira

Arquitetura

Erbo Stenzel: laudo da perícia técnica confirma que demolição da casa histórica foi apressada e inadequada

Luan Galani
17/02/2022 15:14
Thumbnail

HAUS registrou o momento exato em que a Prefeitura de Curitiba destrói o reminiscente da casa em 2017. | Arquivo/Hugo Harada/Gazeta do Povo

Laudo da perícia técnica da Justiça confirma que a demolição da casa histórica Erbo Stenzel foi inadequada, não era urgente e poderia ter sido evitada por meio da adoção de outros procedimentos, como o isolamento do local com tapumes ou construções emergenciais de estabilização das estruturas. Essa é a conclusão que chega a arquiteta especialista em conservação e restauro de monumentos e conjuntos históricos Jussara Valentini, que foi apontada pelo juiz Guilherme de Paula Rezende, da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, para periciar o caso da ação civil pública do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Paraná (SindARQ-PR) contra o prefeito Rafael Greca (PMN) e o município de Curitiba por danos patrimoniais e improbidade administrativa.
O documento de avaliação técnica data de 9 de julho de 2020, mas só foi obtido pela reportagem agora em 2022. A destruição da residência centenária, considerada por especialistas da área a casinha de madeira mais emblemática de Curitiba, aconteceu com autorização do prefeito da capital paranaense logo após um incêndio parcial em 14 de junho de 2017, como apurou a reportagem de HAUS com exclusividade à época.
“A demolição com uso de retroescavadeira não foi adequada, pois colocou abaixo e destruiu partes e elementos construtivos da edificação que poderiam ser mantidos no local ou, se necessária a desmontagem da edificação, reaproveitados”, aponta Valentini no laudo. “No momento seguinte à extinção do incêndio, nos parece que a demolição total da casa não era a única opção possível. [...] Pela análise das informações e fotos contidas no processo, pode-se concluir que a demolição da casa denominada Erbo Stenzel foi decidida de forma açodada, pois outras providências poderiam ter sido tomadas, preservando os remanescentes sem abrir mão da segurança.”
A perita ressalta ainda que “as partes integralmente carbonizadas, ou foram ao chão durante o incêndio, ou permaneceram parcialmente fixadas na estrutura” e, portanto, os elementos “não apresentavam risco de desabamento iminente”.
Casa Erbo Stenzel, que foi residência do escultor e artista paranaense, ficava localizada no Parque São Lourenço.
Casa Erbo Stenzel, que foi residência do escultor e artista paranaense, ficava localizada no Parque São Lourenço.
Valentini conclui lembrando em suas considerações finais que o uso de retroescavadeira danificou sim os elementos remanescentes e não é prática usual para o desmonte de edificações com valor cultural. E termina: “Não, não é possível afirmar que as normativas e métodos para salvaguarda do patrimônio cultural foram atendidos, ou sequer considerados.”
O advogado Ramón Bentivenha, que representa o SindARQ-PR na ação civil pública, reitera que o laudo da perícia judicial confirma aquilo que os autores do processo dizem desde o início. "A demolição da Erbo Stenzel não deveria ser a primeira opção. Em realidade, na visão técnica da perita, após o incêndio, seria possível o isolamento e a manutenção da estrutura de madeira para posterior desmontagem e catalogação daquilo que restou", salienta Bentivenha.
Procurado desde a manhã desta quarta-feira (16) por telefone, WhatsApp e e-mail, o escritório Pereira Gionédis Advogados, que representa Greca no caso, não retornou até o fechamento desta reportagem às 10h30 desta quinta-feira (17).

Memorial Erbo Stenzel

Desde o último dia 15 de fevereiro, a Justiça declarou o processo suspenso. Isso porque um acordo entre as partes está sendo discutido. "O que se pretende é a implantação de um memorial Erbo Stenzel no Parque Vista Alegre. É um processo que será encaminhado em conjunto pela PGM, Ippuc, SMMA e o SindARQ, autor da ação", esclarece a Prefeitura de Curitiba por meio de nota oficial para HAUS.
"Na sexta-feira, dia 11 de fevereiro, na véspera da oitiva do senhor prefeito, o Sindicato teve uma grata surpresa por parte do Ippuc. Fomos procurados com uma proposta de reconhecimento extrajudicial do pedido. Isso é, um acordo, em que a Prefeitura se comprometeria a atender os pedidos apresentados na petição inicial, reconstruindo a casa de Erbo Stenzel ou ainda edificando um espaço de memória. Ainda é cedo para dar maiores detalhes, mas estamos confiantes de que poderemos construir uma solução de consenso em que será assegurado o interesse público", detalha o advogado Ramón Bentivenha.

Sobre a Casa Erbo Stenzel

A edificação batizada de Casa Erbo Stenzel foi construída em 1928 com estrutura autônoma de madeira e vedação de tábuas com mata-juntas, técnica representativa da arquitetura residencial muito comum na região de Curitiba no início do século 20 e com exemplares cada vez mais raros nos dias atuais, como descreve a perita no laudo.
"A tipologia da casa Erbo Stenzel difere das casas de madeira com pavimento térreo e sótão comumente construídas em Curitiba. O frechal mais alto que os barrotes que suportam o piso do sótão e forro do térreo possibilitou um melhor aproveitamento do sótão. Como consequência, o pé-direito das varandas é maior. Essa característica imprime especial valor à edificação", defende Valentini no documento técnico.
Conforme consta no processo, a Casa Erbo Stenzel foi residência do artista paranaense Erbo Stenzel. A casa foi doada à Prefeitura de Curitiba e, em 1998, foi transferida para o Parque São Lourenço, onde se tornou um museu com o objetivo de manter viva a memória e a casa onde viveu o escultor curitibano, além guardar seus objetos e pertences.
"Pelas suas características físicas e pelo seu uso original, a edificação tem dupla relevância histórica e cultural. Este valor histórico é reconhecido pela municipalidade tanto por ocasião do recebimento em doação quanto pelo evento do incêndio", avalia Valentini na perícia.
Em 2009, o museu foi desativado e os itens do acervo foram devolvidos à Secretaria de Estado da Cultura. A casa foi fechada para visitação pública. Em 14 de junho de 2017, a edificação foi atingida por incêndio e foi posteriormente demolida pela Prefeitura de Curitiba.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!