Arquitetura

Livros ensinam crianças a valorizar patrimônio arquitetônico

Daliane Nogueira
19/06/2016 00:51
Thumbnail

Obras Patrimônio: a cidade como história e Arquitetura: o ofício do arquiteto, de autoria dos arquitetos curitibanos Fábio Domingos Batista e Emerson José Vidigal, serão lançadas na próxima terça-feira (21). | Gazeta do Povo

Aproximar a discussão sobre preservação do patrimônio arquitetônico da cidade foi o ponto de partida para as obras Patrimônio: a cidade como história e Arquitetura: o ofício do arquiteto, de autoria dos arquitetos curitibanos Fábio Domingos Batista e Emerson José Vidigal, respectivamente.
Obras sobre patrimônio e arquitetura serão lançadas na próxima terça-feira (21).<br>Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
Obras sobre patrimônio e arquitetura serão lançadas na próxima terça-feira (21).<br>Foto: Leticia Akemi / Gazeta do Povo
As obras; que serão lançadas na próxima terça-feira (21) no Auditório Léo Grossman, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), às 18 horas; foram viabilizadas por meio da lei de mecenato da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Os livros são voltados para o trabalho dos professores de ensino fundamental e médio, para que, ao abordar esses temas em sala de aula, tenham material de apoio com linguagem acessível a quem não estuda a arquitetura, mas está inserido no contexto urbano”, explica Batista.
Os profissionais realizaram algumas oficinas com professores da rede pública de Curitiba para apresentar a obra e discutir como trabalhar tais temas no contexto escolar. “Queremos desmistificar o patrimônio como sendo apenas um prédio antigo, cercado de história. É preciso entender que além da Catedral de Curitiba, o Paço da Liberdade ou outros prédios de grande destaque; uma casa antiga de família também é patrimônio e precisa ser preservada”, reforça.
No livro específico sobre o fazer do arquiteto, os autores ampliam a visão sobre a profissão, destacando que o trabalho vai além da construção e deve pensar nos problemas sociais e urbanos em que aquele projeto estará inserido.
As obras serão vendidas durante o lançamento. O preço normal é de R$ 60, mas durante o evento custará R$ 30. Haverá outro momento de divulgação marcado para o dia 06 de agosto, na livraria do Paço da Liberdade, que comercializará os livros.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!