Especificação

Arquitetura

Archabox divulga os produtos mais utilizados nos projetos de arquitetura em 2023

Laura Ré, especial para HAUS
21/12/2023 14:22
Thumbnail

Os produtos mais cotados para os projetos de arquitetura e interiores em 2023 | Divulgação

Como saber o que seus clientes vão querer amanhã? Prever novos comportamentos de mercado pode fazer a diferença no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de produtos de design.
Para marcas e profissionais do segmento, acompanhar o anseio coletivo por meio da tecnologia é uma ótima estratégia para antecipar tais movimentos e, assim, ganhar vantagem competitiva. Ainda mais quando se leva em consideração o fato de que as tendências em arquitetura e design costumam perdurar por anos, em contraponto aos “modismos” comuns a outros segmentos, e que uma reforma é realizada, em média, a cada sete anos, o que faz com que pedidos por projetos atemporais estejam sempre em alta entre os clientes finais.
A plataforma Archabox, que facilita a especificação de produtos para projetos de interiores, hoje com 58 mil usuários em todo o país, divulgou com exclusividade para HAUS o relatório de produtos mais requisitados pelos profissionais do setor para o desenvolvimento de seus projetos.
Confira o que está em alta em mobiliário, eletrodomésticos e acabamentos e que vai orientar as preferências de arquitetos e clientes no próximo ano:

As marcas mais requisitadas no mercado

Cores neutras e formas arredondadas reuniram nos projetos de arquitetura e interiores em 2023
Cores neutras e formas arredondadas reuniram nos projetos de arquitetura e interiores em 2023
A ferramenta Archabox apontou as dez marcas mais especificadas pelos arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil em 2023. São elas:
  • 1. Wentz
  • 2. Salva
  • 3. Electrolux
  • 4. Clami
  • 5. Tok&Stok
  • 6. Tramontina
  • 7. Uultis
  • 8. Estúdio Bola
  • 9. Deca
  • 10. Artefacto
Dentre os produtos mais especificados da Wentz, marca de design de móveis, iluminação e acessórios liderada pelo designer gaúcho Guilherme Wentz e que assume a primeira posição no ranking, estão: Vaso Pós-Tropical, Cadeira Tela e Banqueta Gravatá. Conhecidas por enaltecerem a natureza, linhas, formas, materiais e tecnologias locais, as peças apresentam design minimalista, conferindo identidade e personalidade à decoração dos ambientes.
A Poltrona Fiera, o Sofá Kalós e a Banqueta Venere Bar, por sua vez, estão entre os mobiliários mais selecionados da Salva. A inspiração na dinâmica e velocidade dos automóveis presente na poltrona, as linhas arredondadas do sofá e o couro marrom da banqueta contribuem para criar uma atmosfera de leveza e sofisticação nos espaços.
Ranking dos eletrodomésticos aponta acabamentos em inox e customizável entre os destaques do ano
Ranking dos eletrodomésticos aponta acabamentos em inox e customizável entre os destaques do ano
Já entre os destaques da Electrolux estão o microondas ML41S, a geladeira DB53X e o ar-condicionado Color Adapt, este último o "queridinho" dos arquitetos e demais especificadores. O modelo do ar-condicionado foi lançado neste ano e já é um dos produtos mais especificados da plataforma Archabox. Seu diferencial é a possibilidade de pintura do eletrodoméstico com a mesma cor da parede na qual será instalado, o que mimetiza o produto, promovendo a integração sutil dele ao ambiente.

Acabamentos: feitos para durar

Os revestimentos e tintas desempenham papel fundamental em projetos arquitetônicos por várias razões, em especial pelo apelo estético. Além disso, garantem funcionalidade ao dia a dia e durabilidade a outros materiais, como concreto, madeira e metal.
Segundo a plataforma Archabox, as marcas do nicho de tintas e revestimentos mais especificadas em 2023 são:
  • 1. Suvinil
  • 2. Portobello
  • 3. Portinari 
  • 4. Granos
  • 5. Eliane
  • 6. Elizabeth Revestimentos
  • 7. Castelatto
  • 8. Decortiles
  • 9. Estúdio Juliana Pelegrinello
  • 10. Lurca Azulejos
Entre os revestimentos, duas marcas de porcelanato aparecem entre os destaques. A Portobello, primeira delas e segunda colocada no ranking, conquistou a preferência dos arquitetos com cindo produtos: Via Durini Off White, Nero Venato Preto, Bianco Covelano Branco, Pietra Lombarda Off White e Travertino Navona Bianco. Já a Portinari, que ocupa a terceira posição no ranqueamento, teve os revestimentos Apuan, Senses Travertino, Toronto, Castellon e Calacata Clássico entre os mais utilizados nos projetos. Todos eles têm características em comum: tons neutros, principalmente bege e off white, e texturas com acabamento natural ou marmorizado leve.
Os tons mais sóbrios também aparecem nos revestimentos mais especificados da Granos, sendo eles: Perla Santana, Orion, Montreal, Álamo Navona e Verde Pantanal.
A preferência pela utilização de tons neutros é comum quando se trata de um material que é feito para durar. Afinal, os revestimentos representam um investimento considerável dentro do orçamento das obras e reformas e especificações nessas tonalidades tendem a potencializar o apelo de "atualidade" dos padrões, direcionando para as escolhas e composições com móveis, objetos de decoração e acessórios soltos as possibilidades de exercício criativo e de uso mais intenso das cores nos ambientes.

Tons terrosos são o novo cinza? 

Quando o assunto são as cores, a paleta mais utilizada neste ano, segundo levantamento do Archabox, foi a Toque da Terra, da Suvinil, composta por: Calcita Alaranjada, Barro do Cerrado, Areia de Brita, Casca de Pinus, Mangue Seco e Argila Rosada. Além dos tons terrosos, a massa de efeitos decorativos traz textura para as paredes, com acabamento fosco e pigmentação 100% mineral a partir de combinações de argilas, reforçando a união entre apelo estético e sustentabilidade.
Paleta de cores em tons terrosos foi destaque entre as preferências para os projetos de arquitetura em 2023
Paleta de cores em tons terrosos foi destaque entre as preferências para os projetos de arquitetura em 2023
Seria esse o fim do uso de crômio nos projetos? A resposta é: muito provavelmente não. Isso porque a segunda paleta mais especificada pelos arquitetos foi a de Cinzas Neutros, seguida do Cimento Queimado, para pisos.

Neutros vieram para ficar e acalmar

Informações, telas e estímulos a toda hora nos fazem querer sossego quando chegamos em casa. Estar em um ambiente cercado por tons claros, naturais e quentes nos ajuda a desacelerar, e eles não precisam estar somente nas paredes.
Os dez produtos de mobiliário mais especificados na categoria cadeiras têm essa característica em comum: cores neutras. Assim como as tintas e revestimentos, as peças contribuem para a sensação de acolhimento, descanso e relaxamento nos espaços.

De volta ao tradicional 

O uso de sofás curvos só aumentou nos últimos anos, e a plataforma Archabox confirma que eles vieram para ficar. É possível observar uma predominância de formas orgânicas nos estofados especificados, porém sem serem disruptivas, com modelos que se pode definir como um "tradicional revisitado". São peças mais clássicas, acolchoadas e aconchegantes, como os sofás Arthur (Linear Estofados), Scott (Salva) e 32 (Wooding).
Ao lado deles, estão os estofados com linhas retas, que aparecem com novas propostas e correspondem a quatro em cada dez produtos especificados pelos profissionais dentro da plataforma Archabox.

O ano do conforto

A principal tendência de 2023 foi ambientes aconchegantes, confortáveis e que "abraçam". Tecidos agradáveis ao toque, revestimentos com texturas, tons neutros e naturais e mobiliários que contribuem para a sensação de bem-estar nos ambientes reinaram absolutos nos projetos de arquitetura e interiores.
E a busca pelo aconchego irá seguir como tônica no próximo ano. A cor do ano eleita pela Suvinil para 2024, Conforto, é um exemplo. Tom de azul acinzentado, neutro, que está no céu, mas também presente no mundo digital, ela promove o descanso mental frente aos muitos estímulos do mundo moderno.
Em entrevista exclusiva a HAUS, Hanne Lima, especialista em tendências na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, faz coro e aponta a "cultura do cuidado", e consequentemente as escolhas que se farão para a promoção do bem-estar nos mais diversos ambientes - residenciais, comerciais, corporativos -, como um dos "propulsores" para o próximo ano nos setores de arquitetura e design.
"[...] Nos últimos anos, vivemos momentos em que certeza e familiaridade eram muito importantes. Estávamos muito apegados a esse sentimento de segurança, mas o encantamento, esse sentimento de se sentir menor do que o mundo e de se ver pequeno, aquele sentimento que temos quando estamos no meio da natureza ou quando se está vendo algo que nos choca muito, é superimportante para nos manter bem de forma geral, com esperança, energizados. E é um sentimento que estava em segundo plano nos últimos anos. Como 2024 será um ano de reestruturação, para que possamos não necessariamente voltarmos ao que éramos, mas para que consigamos nos reenergizar, é importante termos em mente e levarmos o encantamento para nossos consumidores", completa a especialista.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!