Seyhan Özdemir e Sefer Çaglar

Arquitetura

Mais de 500 projetos e quase 20 anos de Autoban: o sucesso do ‘casal 20’ da arquitetura e design

Fernanda Massarotto
02/06/2022 12:22
Thumbnail

Projeto Joali Being, localizado na ilha Muravandhoo, nas Maldivas do Norte. | Divulgação/Autoban

Há quase 20 anos, Seyhan Özdemir e Sefer Çaglar abriram em Istambul o Autoban, o mais importante escritório de arquitetura e design da Turquia na atualidade. Mas o talento da arquiteta e do designer, que se conheceram nos corredores da faculdade, não ficou restrito somente à terra natal da dupla que contabiliza mais de 500 projetos espalhados pelo mundo. A marca registrada Autoban é bem definida, seja em obras como terminais de aeroportos, lojas, restaurantes e hotéis, mas também na coleção de móveis que desenham, desde 2007, para a empresa De La Espada, que produz todas as suas peças em Portugal.
Amigos e sócios, a arquiteta Seyhan e o designer Sefer souberam nessas quase duas décadas balancear as próprias habilidades profissionais sem conflitos. Ela é analítica. Ele é detalhista. O casal perfeito. Ela administra. Ele dá o toque final. No escritório de Istambul, eles comandam cerca de 25 profissionais. Um time guiado com paixão e que segue à risca alguns princípios fundamentais da filosofia Autoban.
 Seyhan Özdemir e Sefer Çaglar, os fundadores da Autoban
Seyhan Özdemir e Sefer Çaglar, os fundadores da Autoban
"Trabalhamos para entregar para o cliente obras inovadoras, modernas, no sentido de avançadas, harmoniosas e atemporais", nos contam por Skype Seyhan e Sefer que, mesmo antes de comemorarem os 20 anos desta parceria de sucesso, já fazem planos para o aniversário de três décadas.

Vocês se conheceram na universidade. Seyhan na faculdade de Arquitetura e Sefer na de Design. Por alguns anos, vocês seguiram caminhos separados mas, anos depois, em 2003, decidiram fundar a Autoban. Como nasceu essa parceria? 

Éramos colegas. Eu no primeiro ano de Arquitetura e Sefer no segundo de Design. Nos cruzávamos nos corredores e frequentávamos algumas aulas juntos. Inclusive, realizamos trabalhos conjuntos nos tempos da universidade. Fomos nos conhecendo e descobrindo que havia muita coisa em comum: amor pelas artes, cultura e processo criativo. Após nossa formatura, seguimos, como você mesma disse, caminhos opostos. Eu cheguei a ir para Londres, onde fiquei um ano. Quando voltei, nos reencontramos e achamos que era o momento de unir nossas experiências profissionais. Não o fizemos antes, pois tínhamos consciência que era preciso amadurecer profissionalmente. Em 2003, estávamos prontos e fundamos Autoban.

Seyhan, a senhora é arquiteta. Sefer, o senhor é designer. Como se dá o processo criativo? É o mesmo para um projeto de um espaço público, como um terminal de um aeroporto, para uma cadeira ou para uma instalação artística? 

Hoje, trabalhamos com grandes projetos e isso requer a inclusão de uma equipe e não só de uma pessoa. Somos um grande time. Eu e Sefer cimentamos o primeiro tijolo, digamos assim, damos vida ao roteiro, criamos uma estória. Levamos para o projeto nossas experiências. Em seguida, trazemos à bordo nosso time. Digamos que eu, como arquiteta, tenho uma visão mais analítica e me encarrego de administrar a obra. Já Sefer, como designer, está focado no que concerne aos "detalhes". Enfim, nossa responsabilidade é dar uma primeira visão do projeto, estabelecer uma estratégia, educar nosso time e, é claro, imprimir na obra a marca registrada Autoban.

A propósito de marca registrada, qual é? Existe um estilo arquitetônico made by Autoban? 

Nossos projetos devem ser modernos, inovadores, no sentido de avançados, aceitáveis, harmoniosos e atemporais. Nossa marca registrada é muito parecida com o princípio MAYA, criado pelo designer americano Raymond Loewy, e que quer dizer "Most Advanced. Yet Acceptable" ("Mais avançado, ainda assim, aceitável"), em tradução livre. Ele acreditava que precisava conhecer profundamente seu público antes de entregar o projeto que deveria ser moderno, mas não tão avançado, a ponto de ser aceito e entendido completamente.
Projetos modernos e inovadores são a marca do escritório turco.
Projetos modernos e inovadores são a marca do escritório turco.

Em menos de dois anos, em 2023, o Autoban irá comemorar duas décadas. O que significa esse "aniversário" para vocês em termos pessoais e profissionais? 

Antes de mais nada, Autoban nasceu como um escritório local e hoje somos conhecidos internacionalmente e competimos com grandes nomes da arquitetura e design. Eu tinha 27, Sefer 29, éramos jovens e naquele momento não existiam figuras internacionais na arquitetura e design na Turquia. Autoban nasceu da nossa paixão e dizemos sempre que a empresa faz parte de um percurso pessoal sem fim. Como todo começo, partíamos com pequenos projetos, de produtos à obras menores e, passo a passo, fomos crescendo. Atualmente, olhando para trás, é possível ver a evolução profissional. O nosso "dever" como designers e arquitetos é encontrar soluções onde se destaque a criatividade, a beleza e a nossa identidade. E é claro, com os anos, passamos a pegar grandes obras como, por exemplo, terminais de aeroportos e é justamente onde devemos demonstrar a capacidade de solucionar problemas ainda maiores. Estamos muito felizes com esses nossos 20 anos e nos preparamos para os próximos 10 anos tendo como objetivo atingirmos ainda mais o público internacional e embarcar em propostas grandiosas.

Vocês acham que desde que fundaram a Autoban a arquitetura e o design mudaram muito? 

A base da arquitetura e do design continua a mesma. O mundo evolui continuamente e com muita rapidez. E nós, como seres humanos e profissionais, nos deparamos com uma série de novas conjecturas. Um exemplo é a pandemia. É claro que, além da tecnologia que veio para ajudar muito, outros fatores, como a economia e problemas sociais, fazem com que todo profissional tenha de se adaptar, se atualizar e se renovar. Nossa obrigação como arquiteta e designer é ir atrás de soluções com novos materiais e novas tecnologias em um mundo em constante mudança.

Nos últimos 20 anos, vocês assinaram mais de 500 projetos de arquitetura e design. Há alguma obra que falte no currículo da Autoban!

Com o tempo, fomos nos apaixonando pelos chamados projetos de espaços semi-público, como terminais de aeroportos, resorts e grandes hotéis. Tanto que, no momento, não priorizamos mais obras residenciais. Talvez, algo que falte é um museu.

A sede da Autoban está em Istambul e há também dois outros escritórios, um em Londres e outro em Nova York. Vocês nasceram e cresceram na Turquia. Quanto a cultura e a tradição do país influenciam em seus projetos? 

Nunca houve da nossa parte a intenção de realizar projetos onde a cultura turca fosse um elemento crucial. Pelo contrário. Mas, é claro, que sempre haverá um pouco das nossas raízes em nossos projetos, é natural, já que nascemos e crescemos em Istambul. Nós sempre viajamos muito, antes mesmo de fundar a Autoban, e isso nos deu uma bagagem cultural internacional. Vale lembrar que a Turquia é um grande país com uma identidade cultural diversa e acredito que o que levamos para nosso trabalho é uma visão mais metropolitana, própria de Istambul, um das mais antigas cidades do mundo. É uma metrópole que apresenta um enorme contraste e recebeu a influência de outros povos. É essa energia e esse contraste que imprimimos nos projetos da Autoban.
A cadeira Nest é uma das peças de design que leva a assinatura do escritório.
A cadeira Nest é uma das peças de design que leva a assinatura do escritório.

Um obra arquitetônica ou uma peça design assinado pela Autoban deve ser: 

Atemporal, avançada (moderna) e memorável.

Quem são os novos talentos no design e na arquitetura que despontam na Turquia? 

Há muitos. Uma nova geração de muito talento. Alguns trabalharam conosco e hoje seguem carreira solo. Seria até mesmo injusto dar os nomes pois, com certeza, esquecerei de mencionar alguns. Mas há muitos jovens despontando e são realmente talentosos não só na arquitetura, design industrial e interior design, mas também no campo artístico. E eu fico muito feliz em vê-los crescendo e conquistando o próprio espaço.

Qual é o futuro da Autoban? Onde vocês se vêem em 10 anos para comemorar? 

Nós, a cada dois ou três anos, nos sentamos e, literalmente, colocamos em discussão nossa estratégia, se continuamos pensando da mesma forma, se compartilhamos a mesma filosofia de trabalho. Isso nos ajuda. É muito importante, pois muitas vezes há sobrecarga de trabalho e podemos perder nossos horizontes  Somos felizes com o nosso trabalho. É mais que uma ocupação profissional, faz parte das nossas vidas. Nosso objetivo não é apenas "servir" nosso cliente, é colaborar e criar produtos que satisfaçam o consumidor e a nós mesmos como designer e arquiteto.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!