Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Crédito: Alex Hanazaki Paisagismo/Divulgação
Crédito: Alex Hanazaki Paisagismo/Divulgação| Foto:

Dois dos maiores profissionais da arquitetura e paisagismo do mundo assinam a mais nova casa sensação de Curitiba. Não é para menos, já que a mansão tem um bosque de pilares metálicos que faz a estrutura principal flutuar, um jardim de pedras com queda d’água e uma piscina negra que lembra um lago natural no centro da área privativa.

O projeto é do arquiteto paranaense Guilherme Torres, listado pela Coveted Magazine entre os 100 melhores do globo, e o paisagismo é do paulista Alex Hanazaki, que já criou o jardim mais bonito do mundo, segundo a Sociedade Americana de Arquitetos e Paisagistas (Asla). A execução é da Construtora Monreal, e será finalizada nos próximos dias.

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

A casa tem mais de 1 mil m² e valoriza a vegetação natural da área. “Ecoando a arquitetura, que estruturou um bosque de pilares metálicos inspirado na mata nativa do entorno, o projeto paisagístico  criou uma queda d’água a partir do desnível natural do terreno, com uma sequência de bordas transbordantes”, detalha Hanazaki.

>>> Dubai pretende ter 25% dos edifícios impressos em 3D até 2025

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

“Redirecionando a topografia, esses desníveis se estendem por contenções para um jardim de pedras. Este percurso culmina no espaço com lounge, fogo de chão e churrasqueira, uma arquitetura que trabalha com ortogonalidade e simetria”, completa o paisagista, que utilizou desde folhagens tropicais até florações de climas temperados na área da casa.

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

Torres respeitou o terreno e sua vegetação natural com uma sacralidade admirável, trazendo a floresta para dentro de casa através de grandes aberturas em vidro. “A linguagem que quis explorar foi a do terreno. Foi a coisa mais importante. No primeiro dia que fiz a visita ao local e vi o terreno, o projeto veio na minha cabeça. Eu decidi que não poderia tocar, encostar no solo de forma alguma, apenas para fazer o acesso”, confidencia o arquiteto.

>>> “Faz concurso público de arquitetura ou é burro”, critica grande nome da habitação social

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbranteMansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

Veja algumas fotos da visita que fizemos à obra da casa

Mansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbranteMansão suspensa em Curitiba tem bosque metálico e jardim deslumbrante

LEIA TAMBÉM

Portais de casas da Ásia com mais de 250 anos estão em exposição em Curitiba

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]