Abaixo o bege

Arquitetura

Maximalismo rouba a cena na CASACOR PR; confira 6 destaques

HAUS
03/07/2023 21:10
Thumbnail

Gustavo Scaramella na CASACOR Paraná | Bia Nauiack

Paletas ricas em cores e texturas, clash de estampas, mix de materiais, muitos elementos. Os ambientes calminhos ainda têm vez na edição 2023 da CASACOR Paraná, mas uma série de acenos ao maximalismo traz frescor e vivacidade à mostra, em cartaz até o final de julho.
As apostas são ousadas, sem escorregar. Tem revestimento e tons escuros nas paredes, padronagens misturadas e sobrepostas nos tapetes, patchwork de pedra na bancada da cozinha... HAUS destacou 6 ambientes cheios de personalidade. Confira:

Manifesto Deca

Ambiente de Gustavo Scaramella na CASACOR Paraná
Ambiente de Gustavo Scaramella na CASACOR Paraná
O ambiente assinado pelo arquiteto Gustavo Scaramella traz o autocuidado como fonte de inspiração e cria um recanto pulsante e autêntico, rompendo com os padrões de um spa tradicional. O tom impactante fica por conta do mix & match de diversos estilos e ganha relevo com cores marcantes. Destaque para o piso em preto e branco, salpicado de estrelas de seis pontas, e a paleta cromática que mistura tons mais neutros (que aparecem em estampas em P&B e animal print) ao vermelho queimado, o verde claro, cítrico e saturado, e o lilás, criando uma atmosfera energizante e vigorosa.
Design, irreverência e arte reverberam pluralidade em face de uma base de linhas retas e puras. Camada interessante no ambiente é o jogo de contraste dos acabamentos foscos de louças e metais e de elementos inusitados que compõem o cenário aconchegante ao lado da lareira, revestida em cerâmica, e da banheira de imersão. Já o projeto luminotécnico, idealizado para reproduzir o efeito de “luz de velas”, destaca a luz quente e cria uma atmosfera intimista. Com uma proposta ousada, Scaramella dá vida a um ambiente plural e ímpar, que incentiva reavivar hábitos e rituais voltados à conexão interior.
Detalhe do ambiente de Gustavo Scaramella na CASACOR Paraná
Detalhe do ambiente de Gustavo Scaramella na CASACOR Paraná

Estar do Colecionador

Ambiente do Estúdio Pantarolli Miranda na CASACOR Paraná 2023
Ambiente do Estúdio Pantarolli Miranda na CASACOR Paraná 2023
Ambiente assinado pelo Estúdio Pantarolli Miranda, do designer Diego Miranda Leite e do arquiteto Zeh Pantarolli, o Estar do Colecionador mistura os estilos clássico e moderno e combina cor e arte para criar uma atmosfera harmônica, que evoca a sintonia entre corpo e morada, tema da CASACOR 2023. O ponto de partida foi a escolha da cor azul, que aparece em todas as paredes e no teto, e simboliza o elemento água, abundante não apenas no ambiente, mas também no corpo humano. “O tom faz referência, também, à água dos oceanos, que conecta os continentes, no espaço representados por adornos de diversas partes do mundo”, detalha Zeh Pantarolli.
O ambiente cria uma atmosfera acolhedora e familiar, graças a profusão de peças antigas e clássicas (fornecidas pela loja Coisas de Família) que evocam sentimentos de nostalgia e lembranças de infância. Ao mesmo tempo, a presença de mobiliário moderno traz um toque de contemporaneidade e inovação.
Detalhe do ambiente do Estúdio Pantarolli Miranda na CASACOR Paraná 2023
Detalhe do ambiente do Estúdio Pantarolli Miranda na CASACOR Paraná 2023

Casa Cucina

Ambiente de Karolinna Venturi na CASACOR Paraná
Ambiente de Karolinna Venturi na CASACOR Paraná
Bebendo de diferentes referências e estilos, a arquiteta Karolinna Venturi une um olhar contemporâneo a elementos clássicos para criar um ambiente vibrante. O grande destaque da cozinha é a ilha central, que apresenta um trabalho de marchetaria para criar uma bancada listrada com os mármores Branco Paraná e Preto São Gabriel. A combinação em P&B também aparece como pano de fundo para a composição, abraçando todo conceito do ambiente, da marcenaria da Bentec Móveis Planejados ao piso cerâmico da Atlas, em preto metalizado.
O contraste vem de uma cartela de cores ousada, com tons de framboesa, escolhido para parte da marcenaria, e de verde, que surge no uso de plantas e na própria paleta cromática, num esmeralda intenso que coloriu o teto em duas águas. O detalhe arquitetônico foi desenvolvido estrategicamente para auxiliar na ambientação do projeto. Segundo Karolinna Ventiru, a intenção é "proporcionar uma sensação de lar aos visitantes da CASACOR deste ano. Por isso, criei o teto, que remete a uma casa tradicional. Pensamos nos mínimos detalhes para transportar as pessoas para uma casa real e repleta de personalidade", completa.
Detalhes do ambiente de Karolinna Venturi na CASACOR Paraná
Detalhes do ambiente de Karolinna Venturi na CASACOR Paraná

Lounge VIP

Ambiente do Studio Architetonika Nomad e Flavia Glanert na CASACOR Paraná
Ambiente do Studio Architetonika Nomad e Flavia Glanert na CASACOR Paraná
O glamour dos anos 60 e 70 foi inspiração para o Lounge VIP, ambiente assinado pelos profissionais Ary Jacobs e Renan Mutao, do Studio Architetonika Nomad, em parceria com a designer Flavia Glanert. A sobreposição de camadas e elementos é protagonista no projeto, que proporciona uma verdadeira experiência sensorial aos visitantes, numa uma proposta ousada e elegante. O ambiente pretende aguçar os olhos e estimular a mente através do mix de cores, texturas e arte, abraçando a premissa do “mais é mais” na composição para provar que elegância não precisa ser sinônimo de neutralidade.
O jogo de cores e texturas começa com a tapeçaria da Botteh Handmade Rugs, ricamente estampada e sobreposta, criando um diálogo com a paleta cromática do mobiliário assinado, das obras de arte e objetos de décor presentes no espaço. O ambiente conta, por exemplo, com peças de Frank Gehry, Philippe Bestenheider e André Grippi, além de obras da Galeria de Arte Zilda Fraletti.
Materiais nobres são outro destaque. “Utilizamos diferentes padrões de mármore, metais dourados e paredes revestidas em fórmica de cobre para mostrar ao público que é possível – e necessário – fazer uso dessa pluralidade quando se pensa em criar um ambiente rico e diverso, sem medo de cansar”, explica Renan Mutao. Também marcam presença o couro (como revestimento das paredes, em MDF da Braspan) e o cristal de Murano (em mobiliário desenvolvido em colaboração pelos arquitetos e a designer).
Detalhes do ambiente do Studio Architetonika Nomad e Flavia Glanert na CASACOR Paraná
Detalhes do ambiente do Studio Architetonika Nomad e Flavia Glanert na CASACOR Paraná

Loft do Artista

Ambiente de Adriana Marcassa Cotrin na CASACOR Paraná
Ambiente de Adriana Marcassa Cotrin na CASACOR Paraná
Inspirado nas obras de André Baía, um expoente da nova geração de artistas visuais, o Loft do Artista é assinado pela arquiteta Adriana Cotrin, estreante na CASACOR Paraná. O espaço fluido, que prioriza a circulação, proporciona uma experiência imersiva e sensorial ao visitante. Na paleta escolhida, muita cor desde aos paredes (para a setorização de ambientes) até o mobiliário. As formas também ganham protagonismo, especialmente no contraponto entre a rigidez das linhas retas, que predominam, e a suavidade de peças com pegada mais orgânica.
O loft ainda é coalhado de referências diretas a Baía. Telas aparecem ao lado de materiais de trabalho que se tornaram peças importantes da decoração – caso da iluminação sobre a cama, criada a partir de lonas protetoras utilizadas no ateliê. Até o final da mostra o ambiente contará ainda com mais uma obra do pintor, que está em execução ao vivo desde que a CASACOR foi aberta ao público, em junho.
Detalhes do ambiente de Adriana Marcassa Cotrin na CASACOR Paraná
Detalhes do ambiente de Adriana Marcassa Cotrin na CASACOR Paraná

Hall de entrada

Murais pintados por Rômulo Lass recebem os visitantes
Murais pintados por Rômulo Lass recebem os visitantes
Um bônus para os murais do artista Rômulo Lass, já no hall de entrada da mostra. O borbulhar do sangue foi o ponto de partida para a criação das obras que abraçam o acesso principal da CASACOR. Segundo o artista, a instalação convida os visitantes a viajar pelo seu próprio interior em um “túnel de vasos sanguíneos” e refletir sobre o novo momento da humanidade, em que é necessária uma nova relação entre homem e natureza. Feitos com biomaterial a base de micélio (a parte vegetativa dos cogumelos), em parceria com a Mush, os murais são compostos por desenhos de círculos gráficos na proporção áurea em nuances de vermelho e evocam a sustentabilidade como reflexo da perfeição da natureza.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!