Loop Design Awards 2022

Arquitetura

Escritório curitibano cria o melhor projeto de interiores de apartamento do mundo

Luan Galani
06/10/2022 13:42
Thumbnail
O jovem, porém experiente e inventivo, escritório de arquitetura curitibano Boscardin Corsi, dos arquitetos Ana Carolina Boscardin e Edgard Corsi, foi reconhecido internacionalmente pelo prêmio internacional Loop Design Awards 2022 com um projeto de arquitetura de interiores que assinam para um apartamento na capital paranaense. Segundo a premiação, essa é a decoração de apartamento mais bonita e inteligente de todo o mundo. Na terceira edição da láurea, a criação da dupla -- Apartamento FW -- é o único projeto brasileiro e o único projeto de apartamento a receber destaque nessa categoria.
O estúdio de Ana e Edgard acaba de completar 10 anos e tem como marca o equilíbrio entre criatividade madura e minimalismo. Eles são responsáveis por dar vida desde apartamentos familiares atemporais a projetos comerciais como o 'The Coffee', premiado e replicado mundo afora.
Este ano o prêmio internacional -- com oito macrocategorias -- recebeu 705 projetos de 56 países diferentes, um recorde de inscrições, que foram avaliadas por uma banca de jurados de pedigree. Entre eles, os brasileiros que integram o júri: a criadora de conteúdo Amanda Ferber, da Architecture Hunter, e o arquiteto e jornalista Romullo Baratto, do ArchDaily Brasil.
O apartamento premiado tem 260 m² e foi concebido para um casal à espera de seu segundo filho que desejava um lar sem excessos e contemporâneo. Assim que se pisa nele, adentra-se em uma pequena caixa preta: paredes e teto de madeira ebanizada camuflam as portas do elevador e do lavabo no hall, criando expectativa.
"Bastam poucos passos, porém, para surgir um ambiente luminoso, em que a copa das árvores emerge nas janelas e contrapõe-se aos traços limpos da arquitetura", como descrevem Ana e Edgard.
Entre paredes brancas, panos de vidro e piso de madeira natural – onde cabe até uma brinquedoteca –, destaca-se o mobiliário solto, curvilíneo, escolhido a dedo, com peças assinadas por Sergio Rodrigues, Jader Almeida, Guilherme Wentz e estudiobola. A automação está presente, mas escondida, não criando nenhum impacto visual nos ambientes.

Menção honrosa

O estúdio de arquitetura de Curitiba também recebeu uma menção honrosa na categoria de arquitetura de interiores de estabelecimentos comerciais com o projeto para a loja da Esmo, uma marca de cerâmica autoral e velas.
"Com minimalismo e sofisticação, a proposta de arquitetura para a loja de cerâmicas e velas é buscar a experiência em um ambiente monocromático e terroso, sendo uma imersão no universo da argila e dos elementos naturais", explicam os arquitetos sobre o espaço de 70 m².
O ambiente é um momento de respiro na cidade e, com referências residenciais, é como se ali dentro as pessoas estivessem em casa com a cortina em linho, tapetes, plantas e luminárias.
É na mistura do toque frio das prateleiras em metal, somado à delicadeza das velas e do contato suave da argila que vem o contraste, acomodando e estimulando os sentidos.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!