Cara nova

Arquitetura

Mix de estilos farmhouse e contemporâneo dá o tom de reforma de apartamento de 70 m²

Sharon Abdalla
21/07/2022 14:03
Thumbnail
Quando decidiu por mudar completamente o visual do apartamento onde já morava, um jovem casal de São Paulo não tinha muito claro qual caminho seguir, apesar da certeza pela reforma. A arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Studio Guadix, propôs, então, um projeto inspirado no estilo farmhouse (casa de fazenda, em tradução livre), mas com toques contemporâneos e a mistura de elementos rústicos, clássicos e modernos, que trouxe mais conforto e aconchego aos ambientes, sem torná-los caricatos.
A obra foi realizada em todos os 70 m² do imóvel, começando pelo hall de entrada. Nele, cabideiros executados com tocos de madeira permitem que os moradores e visitantes pendurem casacos, bolsas e chaves, ficando mais à vontade para se sentar, relaxar e desfrutar refeições no banco que se estende por toda a parede da área de jantar. Portas de correr fecham sua estrutura escondem uma sapateira, o que mantém o apartamento limpo e organizado por mais tempo.
À frente dele, a mesa de jantar rústica e as cadeiras em laca preta remetem ao estilo farm, assim como os pendentes suspensos sobre ela. Já na parede que serve de encosto para quem se senta no banco, o destaque são as boiseries feitas com poliestireno reciclado que, em tom de branco, se estendem até o living e compõem a paleta de cores claras e materiais naturais da decoração do espaço. Entre eles estão o tapete de tear feito de algodão e sisal, que reforça a sensação de acolhimento que o ambiente oferece.
“Em um dos cantos da sala, posicionamos um aparador para apoiar a cafeteira e a bandeja que organiza os itens para o momento do cafezinho", acrescenta Júlia.

Trabalho e armazenamento

Todas as cozinhas precisam ter a praticidade entre suas características. Mas neste projeto isso era ainda mais indispensável, uma vez que a moradora é chef confeiteira. Para isso, o projeto de marcenaria trouxe uma boa quantidade de nichos, portas e gavetas para que todos os utensílios possam ser acomodados de maneira organizada e ao alcance das mãos.
A bancada em granito preto São Gabriel foi reaproveitada na cozinha e na lavanderia, onde foi estendida sobre as máquinas de lavar louça e secar roupa como forma de ampliar o espaço de trabalho. 
A sensação de amplitude da lavanderia e da cozinha -- em formato corredor, de 2 m x 3 m -- também foi potencializada pelo uso no piso do mesmo revestimento dos demais cômodos: um laminado com padrão amadeirado.

Área íntima

O toque contemporâneo aparece de forma intensa no quarto do casal, que ganhou acabamento em cimento queimado na parede e cabeceira estofada com iluminação LED embutida. Entre as soluções do espaço está o armário com porta ripada que embute a TV e outros elementos, proporcionando uma atmosfera relaxante ao dormitório.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!