Morre o arquiteto Paulo Casé, grande nome do modernismo brasileiro

O arquiteto carioca faleceu aos 87 anos em decorrência de um AVC. Casé era conhecido pelo estilo modernista e por ter projetado hotéis Hilton e Marriot no Rio de Janeiro

Paulo Casé foi um dos mais importantes arquitetos modernistas do Rio de Janeiro. Foto: divulgação

por HAUS

27/08/2018

compartilhe

O arquiteto e urbanista carioca Paulo Casé faleceu no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (27), aos 87 anos, depois de passar um mês internado no hospital CopaStar, na capital fluminense, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório acontecerá nesta terça (28), a partir das 12 horas, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

Casé é conhecido por ter projetado os hotéis de luxo Marriott e Le Méridien (atual Hilton), em Copacabana. Era formado em arquitetura pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro. Ele já exercia a profissão há seis décadas, tendo inaugurado seu escritório em 1958. Ao longo dos anos, realizou projetos de relevância nacional, como o Parque Aquático Maria Lenk, que integrou o Parque Olímpico nas Olimpíadas de 2016.

Interior do hotel Marriott, em Copacabana. Foto: Reprodução/Booking

Em entrevistas, o arquiteto se mostrava fã do célebre Frank Lloyd Wright, e tinha em seus trabalhos Embora a maior parte da obra de Casé esteja espalhada pelos bairros nobres do Rio de Janeiro, como Ipanema e Copacabana, ele também deixou seu legado em outras cidades do Brasil. É o caso do projeto do Banco de Tókio, na Avenida Paulista.

Inaugurado em 1975, por três décadas o prédio de 39 andares projetado por Casé abrigou o hotel Le Méridien. Atualmente, é sede do Hilton. Foto: divulgação

Casé questionava o formalismo e teve como marca registrada a união da estética com a funcionalidade. Segundo o site de seu escritório, seu trabalho era definido por um lema: “a questão é o homem, sempre o homem, sempre ele à frente de tudo”.

LEIA MAIS

Famosa Casa de Vidro, construída nos anos 1960 em São Paulo, ganha nova vida

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você