Arquitetura

Casa do futuro, com apelo sustentável, é construída em parque de Morretes

Aléxia Saraiva
25/10/2018 11:00
Thumbnail

Imagens: Divulgação

Para você, uma casa do futuro é o mesmo que uma casa sustentável? O Ekôa Park, parque que preserva parte da Mata Atlântica e promove educação ambiental na região de Morretes, quer provar que sim. Uma nova casa-viveiro está sendo construída para integrar as atividades do parque e busca, em todos os aspectos do projeto, inovações sustentáveis para servir de modelo para a arquitetura sustentável.
Também chamada de biocasa, a ideia é construir um espaço que vá servir para cursos e oficinas — mas que possa ser replicado com poucas adaptações como uma residência para uma ou duas pessoas. “Quando a gente fala de sustentabilidade, não adianta pensar em tecnologia — tem que pensar no nosso modo de vida, no nosso comportamento daqui pra frente, para que o impacto ambiental seja reduzido até ser convertido em aspectos positivos”, afirma o arquiteto Tomaz Lotufo, que assina o projeto junto de Flávia Burcatovski, ambos do escritório Sem Muros Arquitetura Integrada.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Os destaques do projeto são a utilização de materiais de baixo impacto ambiental na construção e na total integração da casa com a natureza ao seu redor. Na prática, isso quer dizer que a casa estará conectada à horta, ao galinheiro e à composteira do parque, em um processo autônomo que vai desde a produção de alimentos até o processamento dos resíduos.
Ou seja: “Você come na cozinha [o que foi produzido na horta], o que você não come vai para as galinhas, as sementes vão para a horta e os resíduos vão para a compostagem”, explica Lotufo. Ele aponta, inclusive, que o banheiro é conectado ao sistema da composteira, transformando tudo em adubo orgânico em um processo feito na própria casa. “A casa é um microcosmo do que é uma floresta, com o ciclo completo”, destaca.
Na estrutura, os arquitetos apostaram na volta ao uso da madeira através de uma estrutura em caibro. Todos os produtos utilizados na construção também são biodegradáveis. A ideia é que, depois da construção deste primeiro protótipo, o processo construtivo seja fácil a ponto de “montar a casa” seguindo um manual de instruções para um futuro modelo residencial.
LEIA TAMBÉM
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A construção

Uma veia colaborativa também é parte integrante do projeto. A casa está sendo erguida em parceria com o projeto World Life Experience, no qual 11 voluntários de diferentes nacionalidades auxiliam na construção do viveiro em troca de hospedagem e alimentação.
Tatiana Perim, diretora do Ekôa Park, explica que a iniciativa vem ao encontro dos interesses da instituição. “Quando o parque nasceu, em março, essa estrutura estava no projeto, e a ideia era construir a muitas mãos. Alguns meses atrás [o projeto] nos procurou, e a ideia de trazer um grupo com pessoas de todo lugar do mundo casou perfeitamente”.
A construção das estruturas acontece de 21 de outubro a 2 de novembro. Nos dias 2 a 4 de novembro, o parque promove um curso que ensina técnicas sustentáveis com o objetivo de finalizar a casa. Entre elas, estão técnicas de terra crua (adobe, adobe africano, hiperadobe, taipa de pilão), madeiramento e o “rocket stove”, um tipo de fogão a lenha. A coordenação da obra fica por conta de Marcelo Pereira dos Santos e Thiago Coutinho, do coletivo Low Construtores.
A área do parque reservada à casa tem com oprincípio pensar em ações ligadas à ação humana em comunidade. Foto: divulgação
A área do parque reservada à casa tem com oprincípio pensar em ações ligadas à ação humana em comunidade. Foto: divulgação
A região reservada para a construção fica em uma área específica do parque, chamada Tekôa — que, no Tupi Guarani, significa comunidade. “É uma área do parque que pensa no conjunto de pessoas trabalhando pelo bem comum, testando tecnologias. O fazer e o saber se encontram”, conta Perim. “Essa área defende trabalhar com a natureza, e não contra a natureza. Diante disso, todas as decisões foram tomadas levando em consideração as peculiaridades da mata atlântica”.
O curso “Construindo uma vida integrada – Arquitetura e ecologia” tem o investimento de R$ 750 e vagas limitadas. Para inscrições e mais informações, envie um e-mail para agenda@ekoapark.com.br. O Ekôa Park fica na Estrada da Graciosa, km 18.5, em Morretes (PR).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!