Arquitetura

Novo Condor terá maior usina de energia solar em edifício da região Sul

HAUS
26/09/2017 18:05
Thumbnail

Loja que será inaugurada amanhã (27) tem 1.422 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. Imagem: Divulgação

A nova loja da rede de supermercados Condor que será inaugurada amanhã (27) no bairro Santa Quitéria terá a maior usina de energia solar em edifício da região Sul do Brasil. São 1.422 painéis instalados na cobertura da loja, gerando mais de mais de 50 mil k/Wh  – o equivalente ao consumo de cerca de 200 famílias. (A maior usina de energia solar do Brasil fica em Tubarão (SC) e tem 19.424 painéis em uma área de 10 hectares às margens da BR-101.)
A rede investiu R$ 40 milhões na nova loja que tem área total de 12 mil m², sendo 3.500 m² de área de vendas. Foram R$ 2 milhões destinados à tecnologia de geração própria de energia.
Nova unidade apresenta várias soluções sustentáveis, como energia solar, captação de água da chuva e aproveitamento de iluminação natural. Imagem: Divulgação.
Nova unidade apresenta várias soluções sustentáveis, como energia solar, captação de água da chuva e aproveitamento de iluminação natural. Imagem: Divulgação.
Waldeny S. Fiuza, arquiteto do escritório Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados, explica que desenvolve o projeto há dois anos e colocou alguns painéis de energia solar no portão de entrada da loja, sem funcionalidade, mas com a intenção de destacar o uso desse tipo de energia no local.
Utilizar um painel fotovoltaico com cinco mil metros foi um dos principais desafios do projeto, segundo o arquiteto. “Primeiro tivemos que orientar o telhado na posição correta, de maneira a otimizar o uso dos painéis, mas não queríamos perder a iluminação natural dentro da loja”, conta.
Iluminação natural no interior
Iluminação natural no interior
O sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, foi outra solução para economia de energia elétrica. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os domus prismáticos que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente. “A iluminação natural através dos domus permite que não se use praticamente nada de iluminação artificial durante o dia”, explica Fiuza.

Sustentabilidade

O Condor Santa Quitéria, que será a 44ª unidade da rede de supermercados, tem um sistema de captação de água da chuva para ser usada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.
Outra tecnologia sustentável aplicada no local foi a instalação de lâmpadas LED em todo o estabelecimento, reduzindo em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!