Novo Condor terá maior usina de energia solar em edifício da região Sul

Painel fotovoltaico com cinco mil metros é um dos destaques da unidade no Santa Quitéria

Loja que será inaugurada amanhã (27) tem 1.422 painéis fotovoltaicos instalados na cobertura. Imagem: Divulgação

por HAUS

26/09/2017

compartilhe

A nova loja da rede de supermercados Condor que será inaugurada amanhã (27) no bairro Santa Quitéria terá a maior usina de energia solar em edifício da região Sul do Brasil. São 1.422 painéis instalados na cobertura da loja, gerando mais de mais de 50 mil k/Wh  – o equivalente ao consumo de cerca de 200 famílias. (A maior usina de energia solar do Brasil fica em Tubarão (SC) e tem 19.424 painéis em uma área de 10 hectares às margens da BR-101.)

A rede investiu R$ 40 milhões na nova loja que tem área total de 12 mil m², sendo 3.500 m² de área de vendas. Foram R$ 2 milhões destinados à tecnologia de geração própria de energia.

Nova unidade apresenta várias soluções sustentáveis, como energia solar, captação de água da chuva e aproveitamento de iluminação natural. Imagem: Divulgação.

Nova unidade apresenta várias soluções sustentáveis, como energia solar, captação de água da chuva e aproveitamento de iluminação natural. Imagem: Divulgação.

Waldeny S. Fiuza, arquiteto do escritório Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados, explica que desenvolve o projeto há dois anos e colocou alguns painéis de energia solar no portão de entrada da loja, sem funcionalidade, mas com a intenção de destacar o uso desse tipo de energia no local.

Utilizar um painel fotovoltaico com cinco mil metros foi um dos principais desafios do projeto, segundo o arquiteto. “Primeiro tivemos que orientar o telhado na posição correta, de maneira a otimizar o uso dos painéis, mas não queríamos perder a iluminação natural dentro da loja”, conta.

Iluminação natural no interior

Domus prismáticos permitem a entrada da luz externa no interior da loja. Foto: Waldeny S. Fiuza

O sistema de iluminação dimerizável, que ajusta a intensidade luminosa de acordo com a luz natural, foi outra solução para economia de energia elétrica. Também foram instalados na cobertura do estabelecimento os domus prismáticos que filtram os raios ultravioletas em até 98% e permitem a entrada da luz externa no ambiente. “A iluminação natural através dos domus permite que não se use praticamente nada de iluminação artificial durante o dia”, explica Fiuza.

Sustentabilidade

O Condor Santa Quitéria, que será a 44ª unidade da rede de supermercados, tem um sistema de captação de água da chuva para ser usada na irrigação de jardins, limpeza de pisos e descarga de sanitários.

Outra tecnologia sustentável aplicada no local foi a instalação de lâmpadas LED em todo o estabelecimento, reduzindo em 50% o consumo de energia elétrica e o descarte no meio ambiente.

LEIA TAMBÉM

 

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você